Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu

Renault Grand Kangoo: Mais e melhor

By on 5 Setembro, 2023

O Renault Kangoo é um caso de sucesso, mais um da marca francesa. O MPV que há 25 anos percorre as estradas de todo o mundo, com mais de 4.4 milhões de carros vendidos continua a escrever a sua história e hoje, na IAA Mobility, salão automóvel e da mobilidade, em Munique, ficamos a conhecer o Grand Kangoo.

O Kangoo une dois mundos nem sempre fácil de juntar. No mesmo modelo, podemos ter espaço para toda a família ou uma ferramenta de trabalho para profissionais que prezam espaço, agilidade e robustez. A gama Renault Kangoo, que não parou de evoluir e inovar ao longo dos anos, inclui agora uma versão mais longa, o Grand Kangoo.

O novo Grand Kangoo é tão prático como a versão de série e vem equipado com todo o equipamento de segurança e comodidades para aumentar o conforto:

  • Três bancos reais na segunda fila e dois na terceira, acomodando, confortavelmente, 7 adultos e tornando o Grand Kangoo mais espaçoso do que qualquer outro na sua categoria;
  • O melhor espaço da sua classe para os joelhos dos passageiros da terceira fila (164 mm);
  • Mais de 58 litros de espaço de arrumação acessível, incluindo a gaveta deslizante Easy Life e os tabuleiros de arrumação sob o piso na fila 2;
  • Uma bagageira de 500 litros, na versão de 7 lugares, extensível até 3.750 litros com os bancos traseiros removidos e o banco do passageiro da frente rebatido;
  • 5 bancos traseiros “reais” independentes, deslizantes, rebatíveis, retráteis e amovíveis, permitindo até 1024 configurações de bancos;
  • 3,11 m de comprimento de carga com o banco do passageiro da frente rebatido;
  • 14 sistemas de ajuda à condução, incluindo condução autónoma de Nível 2, para aumentar a segurança.

Tal como o Kangoo, o design interior apresenta um painel de instrumentos com acabamento em madeira escura escovada, um habitáculo confortável e uma ergonomia melhorada. O painel de instrumentos foi atualizado para incluir dados E-Tech específicos para a versão elétrica.

O acesso à terceira fila é facilitado pelas duas portas deslizantes largas de 83 cm (+18 cm em relação ao Kangoo), pela soleira da porta baixa e pelos bancos rebatíveis da segunda fila. Muito prático para facilitar a entrada e saída do automóvel com outros passageiros (adultos ou adolescentes), ou para instalar uma criança numa cadeira-auto fixada de forma segura com o sistema Isofix.

A nova bateria de iões de lítio, de 45 kWh (totalmente utilizável), do novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico, tem 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, proporcionando até 265 km de autonomia WLTP – o que é suficiente para a maioria das deslocações diárias, com os melhores custos de propriedade e utilização.

Se parar durante 10 minutos num ponto de carregamento de 80 kW DC, pode recuperar 80 km de autonomia.

As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, são substituídas, gratuitamente, se a sua capacidade for inferior a 70% do seu ‘State of Health’ (estado de funcionamento).

O novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico é alimentado por um motor de 90 kW, com 245 Nm de binário, instantaneamente disponível, o que proporciona uma condução suave em todas as situações. Pode mudar o modo de condução para Eco, que limita a potência a 56 kW e limita a velocidade do automóvel a 110 km/h, para otimizar a autonomia.

O novo Grand Kangoo E-Tech está equipado com dois tipos de carregadores:

  • Carregador rápido de 22 kW AC para recarregar a bateria de 15% a 80%, em 2 horas e 40 minutos;
  • Carregador de 22 kW AC – 80 kW DC (standard), para adicionar 170 km de autonomia, em 27 minutos.

Esta escolha de carregadores cobre toda a gama de necessidades de condução dos utilizadores do novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico. Juntamente com o carregador de 22 kW, a bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e de uma resistência elétrica para manter a temperatura adequada e, assim, conservar a sua autonomia e reduzir o tempo de carregamento.

Por fim, através da aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série), o novo Grand Kangoo E-Tech inclui serviços conectados específicos, como:

  • Carregamento programado da bateria e monitorização remota do estado da bateria;
  • Pré-aquecimento ou pré-arrefecimento programado do habitáculo;
  • Ajuda para encontrar postos de carregamento no seu percurso;
  • Ajuda para encontrar destinos que pode alcançar com a carga da bateria.

O novo Grand Kangoo também vai estar disponível com motorizações de combustão interna, com dois motores que cumprem as mais recentes normas de emissões (Euro 6E):

  • Gasolina de 130 cv;
  • Diesel de 95 cv;

A nova gama Renault Grand Kangoo inclui três versões feitas à medida dos desejos e necessidades dos seus clientes:

  • Authentic, com todos os equipamentos essenciais para empresas ou clientes que pretendem utilizar o seu veículo para deslocações pessoais e profissionais;
  • Equilibre, para entidades e negócios locais que pretendem prestar serviços de transporte de passageiros com impacto positivo, de forma confortável e económica;
  • Techno, para famílias e profissionais que pretendem padrões de conforto e segurança sem compromissos, com um design distinto e características práticas, como barras de tejadilho.

O Grand Kangoo vem equipado com vidros traseiros elétricos, câmara de marcha-atrás, ecrã multimédia easylink e serviços conectados, de série, a partir do nível Authentic.

As encomendas começam no final deste ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)