Renault Clio TCe 100 GPL – Ensaio Teste
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Renault Clio: história contada pelo ‘biorritmo’ dos motores

By on 22 Julho, 2023

Desde a sua primeira geração, o Renault Clio sempre ofereceu uma completa gama de motores, com uma combinação de soluções energéticas sempre adaptada às tendências do momento.

Olhando para a história, da gasolina, ao diesel e agora aos elétricos, temos assistido a grandes mudanças ao longo dos anos.

Por altura do seu lançamento em 1990, o Clio 1 era proposto principalmente com motores a gasolina (77% contra 23% de modelos a gasóleo). O Clio 2 manteve a tendência com 63% de modelos a gasolina e 37% a gasóleo.

Em 2005, o mercado sofreu uma nova reviravolta, com o aumento dos modelos a gasóleo – os Clio 3 e 4 adaptaram-se à mudança de tendência, com mais modelos Diesel no mercado (55% e 51% a gasóleo). Em 2019, a diminuição progressiva destes e o regresso dos modelos a gasolina provocaram uma nova alteração das tendências: o Clio 5 vendeu 57% da sua produção com modelos a gasolina, adaptando-se mais uma vez a um mercado em contínua mutação.

Assim, a hibridização e os modelos bi-combustível gasolina-GPL representam, atualmente, uma parte significativa das vendas, 23% e 8% respetivamente. Estes números mostram que o novo Clio assegurou a sua posição numa era centrada em automóveis mais sustentáveis e económicos.

Agora, o novo Clio dispõe de uma gama de grupos motopropulsores que utilizam diferentes fontes de energia, incluindo o E-Tech Hybrid de 145 cv em que pode ter condução eléctrica nas zonas urbanas e ao mesmo tempo, reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

As outras opções – gasolina, gasóleo e gasolina/GPL – cobrem uma série de potências e constituem uma escolha completa em toda a gama. Por outras palavras, cada condutor poderá escolher a configuração que melhor se adapta aos seus hábitos e necessidades.

E-Tech Híbrido 145:mais diversão com menos combustível

A Renault começou a incorporar a tecnologia fullhybrid E-Tech nos seus automóveis – incluindo o Clio – em 2020. Esta está, naturalmente, disponível no novo Clio,numa versão E-Tech híbrida de 145 cv.

Esta tecnologia E-Tech totalmente híbrida está associada a mais de 150 patentes, bem como aos conhecimentos que a Renault acumulou nas pistas de Fórmula 1, nomeadamente em matéria de recuperação e regeneração de energia. A sua arquitetura em série-paralela associa dois motores eléctricos (um motor de 36 kW e um gerador de arranque de alta tensão de 18 kW) a um motor de combustão interna de 4 cilindros e 1,6 litros com 69 kW (94 cv) de potência, a uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e a uma bateria de 1,2 kWh. A transmissão associada ao motor de combustão tem quatro relações de transmissão e o motor elétrico principal tem duas. O grupo motopropulsor totalmente híbrido E-Tech pode combinar as relações do motor de combustão interna e do motor elétrico em, até 14 formas diferentes, para otimizar a eficiência energética.

Quando arranca, o automóvel é invariavelmente alimentado pelo motor elétrico e pode utilizá-lo até 80% do tempo em cidade – reduzindo o consumo até 40% em comparação com um motor a gasolina convencional. A capacidade da bateria do novo Clio em zonas urbanas é a mais elevada do segmento dos citadinos híbridos. Graças ao eficiente grupo motopropulsor, as emissões de CO2 são limitadas, a partir de 95 g/km, o que é excelente para o segmento. Isto para além de poder usufruir do silêncio associado aos automóveis elétricos e do facto de não ter de parar para carregar a bateria.

TCe 100 GPL: um automóvel versátil com baixos custos de utilização

O motor turbo de três cilindros TCe 100 a GPL também está disponível no novo Clio. Este sistema bi-combustível melhora o desempenho, reduzindo o consumo e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente). E tem um bom desempenho: atinge o binário máximo, 170 Nm, às 2.000 rpm, o que o torna mais versátil e enérgico. Com os dois depósitos cheios, o automóvel pode percorrer um total de mais de 1.000 km. Este sistema foi testado e comprovado, é simples de utilizar, acessível e permite poupar dinheiro durante a utilização. Os sistemas de GPL são incorporados de fábrica nos automóveis.

TCe 90:uma motorização muito equilibrada

Este conhecido motor a gasolina de 3 cilindros, turbo, com 90 cv de potência e 160 Nm de binário, associado uma caixa manual de 6 velocidades, é fácil de utilizar e os consumos estão entre os melhores da categoria.

SCe 65: económico é ideal para a cidade

Os condutores que procuram um automóvel urbano e suburbano económico consideram que o motor 1.0 SCe (atmosférico de 3 cilindros) é perfeito. Tem uma caixa de 5 velocidades, 65 cv de potência e 95 Nm de binário, pelo que é muito fácil de conduzir nas cidades e nos arredores.

Blue dCi 100:altas prestações e baixos consumos

Este motor de 100 cv de potência e 260 Nm de binário é perfeito para uma utilização intensiva e para as frotas das empresas. É económico e eficiente, e está equipado com uma caixa de 6 velocidades que baixa o regime do motor a 110 km/h e a velocidades superiores. O novo Clio Blue dCi é especialmente eficiente em autoestradas e em vias rápidas. Também cumpre as mais recentes normas de emissões,graças ao seu sistema de redução catalítica selectiva incorporado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir o óxido de azoto (NOx).

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