Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu

Renault 5 E-Tech: O ícone ganhou nova vida

By on 26 Fevereiro, 2024

O Renault 5 é um dos modelos mais emblemáticos da Renault. Apresentado em 1972, o Renault 5 chamou à atenção pelo seu design original e contemporâneo. Posicionado para refletir a evolução das normas sociais, rapidamente ganhou popularidade entre os consumidores franceses, especialmente entre as mulheres e os jovens adultos, marcando uma mudança no público-alvo dos automóveis da época. Representava uma mudança refrescante, simbolizando a liberdade e o gosto pela vida. Num contexto completamente diferente, o Renault 5 regressa para tentar fazer o que conseguiu nos anos 70.

Pensado de forma diferente

O Renault 5 E-Tech elétrico é um automóvel diferente de todos os outros. Desenvolvido através de métodos inovadores, o modelo de produção conserva a magia e o charme do show-car. Dotado de tecnologias elétricas e digitais, inteiramente fabricado em França, tem um preço inicial competitivo de cerca de 25 000 euros.

O Renault 5 E-Tech elétrico foi feito de forma totalmente diferente do habitual. Normalmente é concebido uma plataforma e depois cada modelo é adaptado a essa plataforma. Neste caso a plataforma foi pensada para este modelo especifico. O resultado foi a criação da plataforma AmpR Small, especificamente concebida para veículos elétricos do segmento B. Esta abordagem produziu várias vantagens competitivas, incluindo um fundo plano, um interior espaçoso e uma ampla capacidade de bagageira (326 litros), com um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1500 kg).

Além disso, a plataforma AmpR Small permitiu economias de escala sem comprometer os componentes elétricos essenciais ou as tecnologias benéficas para os clientes. Esta abordagem disruptiva reduziu significativamente o tempo de desenvolvimento para apenas três anos.

O coração da máquina

O Renault 5 E-Tech elétrico apresenta também um inovador carregador bidirecional AC compatível com as tecnologias V2L (vehicle-to-load) e V2G (vehicle-to-grid), posicionando o veículo como um ator-chave no ecossistema energético. Através dos serviços da Mobilize, os utilizadores podem contribuir com eletricidade isenta de carbono para a rede, o que resulta em poupanças substanciais nas contas de eletricidade.

Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech electric é mais compacto em relação aos seus antecessores, o Megane E-Tech electric e o Scenic E-Tech electric, mas mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado preferida pela Renault. Esta conceção de motor elimina a necessidade de ímanes permanentes, reduzindo assim o impacto ambiental ao evitar a utilização de terras raras. Com três potências disponíveis (110 kW, 90 kW e 70 kW), este motor apoia-se na experiência de durabilidade dos seus antecessores.

O Renault 5 E-Tech elétrico é um veículo polivalente, tanto em cidade como em estrada, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 ou 100 kW e à sua bateria de até 52 kWh que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Uma raridade no segmento dos citadinos elétricos, pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg.

Serviços Inteligentes

Carregar o Renault 5 E-Tech elétrico é mais fácil e mais inteligente graças aos serviços completos oferecidos pelo ecossistema Mobilize. Eis como:

  1. Soluções Mobilize Power: Os clientes podem encomendar facilmente, através dos concessionários Renault, uma solução de carregamento a instalar no seu domicílio. Isto garante um acesso ao carregamento cómodo e sem complicações, mesmo à porta de casa.
  2. Smart Charge: Este serviço permite o carregamento inteligente em casa a um custo reduzido, permitindo aos utilizadores otimizar os seus horários de carregamento e poupar nas despesas de eletricidade.
  3. Charge Pass: Com o serviço Charge Pass, os utilizadores têm acesso a uma vasta rede de mais de 600.000 pontos de carregamento públicos em 25 países europeus, utilizando um único cartão. Isto simplifica o processo de carregamento, tornando-o mais conveniente para os condutores em movimento.

Além disso, o sistema suporta o carregamento mãos-livres em muitos pontos de carregamento da rede DC compatíveis. Assim, basta ligar o Renault 5 E-Tech elétrico para iniciar o carregamento e permitir uma faturação segura, sem necessidade de cartão ou código, graças à inovadora função Plug & Charge.

Pensado para facilitar a vida aos condutores

O Renault 5 E-Tech elétrico está equipado com o sistema OpenR Link de última geração com Google integrado, mais de 50 aplicações e serviços práticos como a integração do carregamento elétrico no trajeto previsto.

Juntamente com os serviços conectados da Google, o Renault 5 E-Tech electric estreia Reno, o avatar oficial da Renault, um companheiro de viagem inteligente, útil e cativante. Desenvolvido pela Renault para proporcionar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e mais intuitiva, o avatar Reno tem uma verdadeira personalidade. Concebido para responder aos pedidos e comandos do utilizador (ex: “Ei Reno, marque um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a minha autonomia?”), confere ao veículo uma assinatura relacional plena de empatia.

O conforto sonoro é otimizado com o sistema patenteado de insonorização smart cocoon e um para-brisas acústico, uma caraterística emprestada de outros modelos mais avançados do mercado. Para o conforto térmico, uma bomba de calor económica economiza a energia da bateria.

Uma nova era da eletrificação, com um toque de nostalgia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)