Renault 5 E-Tech elétrico: vai rondar os 25.000€, é apresentado em fevereiro

By on 30 Novembro, 2023

A Renault vai fazer a estreia mundial do Renault 5 E-Tech 100% elétrico, a 26 de fevereiro, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o carro vai ter duas opções de bateria, incluindo uma com 52 kWh de capacidade, com autonomia de até 400 km WLTP.

Antes da estreia oficial, a Renault levanta o véu, revelando detalhes do design exterior do modelo de produção, que são uma clara alusão ao seu antecessor.

Faróis

Os faróis do R5 são uma característica-chave no design, tornando a frente instantaneamente reconhecível. Não é apenas a forma que os distingue, mas também a marca no centro da ótica, assemelhando-se à pupila do olho humano. Esta alusão ao anúncio de 1972 “As Aventuras do Supercarro” dá ao R5 moderno uma expressão humana.

Um indicador de recarga no capô

Na secção frontal, a entrada de ar presente no capô do modelo histórico desapareceu. Mostrando claramente que o Renault 5 E-Tech pertence ao mundo dos automóveis 100% elétricos, esse elemento foi substituído por uma luz indicadora de recarga, formando o icónico número “5” quando o automóvel está totalmente carregado. Um recurso de alta tecnologia que também é funcional e divertido, com este indicador a ser um ótimo exemplo de uma interface acessível e com um toque humano, revelando a carga da bateria com um simples olhar.

Cavas das rodas

As cavas das rodas criam uma postura mais larga, dando ao R5 a aparência de um automóvel compacto e musculado, com uma notória presença na estrada. O seu design gráfico realça uma personalidade única e instantaneamente reconhecível, que faz lembrar o R5 Turbo.

Luzes traseiras

As luzes traseiras verticais incluem uma função que estende os painéis laterais. Esta característica contribui para o desempenho aerodinâmico do R5, prevenindo a turbulência do ar.

O tema da campanha: “R5volution está de volta

Lançado em 1972, numa altura de turbulência social, o R5 abalou a indústria automóvel com uma abordagem revolucionária. Em 2024, a Renault inicia outra revolução num contexto diferente: a transição energética, a localização da produção em França e a necessidade de eficiência energética. E pretende divulgar este regresso iminente com uma campanha que abranja toda a Europa.

A campanha revela as primeiras características do design exterior do futuro modelo, começando pelo logótipo “5”. O logótipo vai estar disponível em três cores, que também vão ser encontradas no modelo de produção: amarelo, azul e verde. Vamos ter um vislumbre parcial do Renault 5 E-Tech 100% elétrico no centro de um gigantesco 5, que será celebrado numa campanha especial de cartazes, a partir de 1 de dezembro de 2023.

Esta campanha mediática vai ser apoiada por um anúncio televisivo exibido em todo o mundo, para manter o burburinho até à estreia oficial em 2024. Produzido pelo estúdio Man VS Machine, este anúncio dá a conhecer aos espectadores uma antevisão do design do Renault 5 E-Tech 100% elétrico, enquanto este tenta encontrar o caminho para sair de um labirinto. A banda sonora é a mundialmente famosa “Instant Crush”, dos Daft Punk, ícones da cena electro-pop francesa, que raramente se associam a publicidade. O cenário do filme acaba por ser um gigantesco código QR no centro da cidade, fornecendo um link para o programa de pré-reserva online, R5 R Pass.

Um ícone popular 100% elétrico

Com apenas 3,92 m de comprimento, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel marcadamente citadino. Ideal para condução urbana, este ícone totalmente elétrico também está à vontade fora da cidade, contando com uma bateria de 52 kWh que lhe confere uma autonomia de até 400 km WLTP. Esta bateria vai ser a primeira opção disponível quando as encomendas abrirem. Uma segunda bateria, de 40 kWh, vai estar disponível posteriormente.

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico vai ser o primeiro automóvel construído sobre a nova plataforma AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). A suspensão traseira multilink, normalmente encontrada apenas em automóveis de segmentos superiores, contribui para a excelente estabilidade e aderência à estrada.

Vai estar igualmente disponível uma gama de tecnologias avançadas. Dentro do automóvel estará o Reno, o avatar oficial da Renault. Este copiloto humanizado de próxima geração vai proporcionar uma experiência digital que “mergulha” os utilizadores no mundo Renault, para novas experiências de condução a bordo do automóvel.

Equipado com um carregador bidirecional a bordo, o Renault 5 E-Tech elétrico vai ser o primeiro automóvel de produção a dispor da tecnologia V2G (vehicle-to-grid). Apoiada pela Mobilize, a tecnologia V2G permite ao Renault 5 E-Tech 100% elétrico fornecer energia à rede de distribuição. Estará disponível primeiro em França e na Alemanha, em 2024 e depois, no Reino Unido, em 2025. Uma tecnologia que vai permitir aos condutores do Renault 5 E-Tech 100% elétrico poupar dinheiro no carregamento e reduzir a sua fatura global de eletricidade, vendendo eletricidade de volta à rede.

O preço de entrada do Renault 5 E-Tech 100% elétrico vai rondar os 25.000€, equiparado aos híbridos do segmento B. O novo modelo será revelado no dia 26 de fevereiro, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)