MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…

Rede Mobi.E continua a bater recordes: mais de 400.000 carregamentos em agosto

By on 13 Setembro, 2023

Os números da rede Mobi.E ‘dizem’ uma coisa muito simples: apesar do muito barulho que se ‘ouve’ nas redes sociais são cada vez mais as pessoas que se convencem da vantagem em determinados parâmetros de ter um veículo elétrico. Não é, à data de hoje, solução para a grande maioria, por diversas razões, começando no preço dos carros e passando pela dificuldade de carregar o carro em casa ou muito perto dela, mas os números não enganam e cada vez mais pessoas, e essas pessoas, cada vez mais vezes, carregam carros.

Na rede Mobi.E este ano, já se realizaram, no total, cerca de 2,6 milhões de carregamentos.

No acumulado anual, tal representa um aumento de cerca de 67% face ao ano passado.

No mês de agosto, foram registados 406.728 carregamentos, o que representa uma subida de 73% face ao mesmo mês do ano passado. Também ao nível dos consumos de energia,a rede ultrapassou os recordes anteriores, tendo-se atingido os 6.932.261 kWh, um aumento de 91% em comparação com o mesmo período homólogo.

O contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas elétricas. No final de agosto, integravam a rede Mobi.E um total de 5.043 postos (3.827públicos), o que corresponde a 8.204 pontos de carregamento.

Outro dado relevante é a potência da rede, atualmente superior a 211.820 kW, 12% superior ao objetivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR).No final de agosto, 1.379 postos de carregamento eram rápidos ou ultra rápidos, o que representa mais de um terço (37%) do total.

Desde 1 de janeiro, utilizaram a rede nacional de carregamento mais de 133 mil condutores, uma subida de 61% face a 2022. Em média, nos oito primeiros meses do ano, cada utilizador efetuou 20 carregamentos na rede Mobi.E.

Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a agosto deste ano já foram poupadas mais de 32.500 toneladas de CO2. Tal significa que seriam necessárias mais de 543 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.

Existem atualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 68 tomadas, em média.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)