Range Rover Evoque: novo design e tecnologias sofisticadas, preço começa nos 55.602€
Range Rover Evoque P300e – Ensaio Teste

RANGE ROVER EVOQUE COMEMORA CINCO ANOS

By on 7 Julho, 2016

O Range Rover Evoque atingiu uma etapa histórica ao celebrar, no passado dia 4 de julho, o seu quinto aniversário de produção na fábrica da Jaguar Land Rover, perto de Liverpool, no Reino Unido. Superando o meio milhão de unidades vendidas em mais de 180 países, desde 2011, o Range Rover Evoque é o maior êxito de vendas na história da Land Rover. É também o modelo mais eficiente da marca, graças aos seus motores Ingenium, de produção britânica, que oferecem emissões de CO2, líderes na sua classe, de somente 109 g/km e um consumo de combustível impressionante de apenas 29l/km.

O Range Rover Evoque converteu-se num êxito, com uma produção contínua, durante as 24 horas do dia na unidade de Halewood. Desde que o primeiro Evoque saiu da linha de montagem a 4 de julho de 2011, as vendas quintuplicaram, ultrapassando as 22 mil unidades, em 2011, para mais de 108 mil, em 2015. Atualmente, sai um Evoque novo da linha de produção a cada 170 segundos. Simultaneamente, a mão de obra triplicou para mais 4 mil colaboradores, com 1.500 contratações específicas para apoio ao lançamento deste veículo recordista em 2011.

Nos últimos cinco anos, os colaboradores totalizaram já mais de três milhões de horas no turno da noite. Foram ainda instaladas, aproximadamente, 1,7 mil milhões de peças Evoque na zona de montagem e testes finais que percorreram mais de 2,5 milhões de milhas (cerca de 4 milhões de quilómetros) na cadeia de montagem. No início deste ano, Halewood deu início à produção da versão descapotável do Evoque, o Range Rover Evoque Convertible, o primeiro SUV Premium descapotável do mundo. Em comemoração deste aniversário, a Jaguar Land Rover convidou os seus colaboradores de Halewood a ensaiar a nova versão descapotável na pista de todo-o-terreno do seu ‘Land Rover Experience Center’.

Segundo Richard Else, Operations Director de Halewood da Jaguar Land Rover, “durante os meus 25 anos na Jaguar Land Rover, os últimos cinco foram os mais agitados, emocionantes e gratificantes. O impacto que o Evoque provocou no nosso negócio e em Halewood não é menos que revolucionário. Estou imensamente orgulhoso da equipa de Halewood. O seu brio, paixão e compromisso em cumprir a sua missão e superar expetativas, são incomparáveis”.

A nível mundial, o Evoque recebeu cerca de 200 prémios nos últimos cinco anos. O Centro de Operações de Halewood arrecadou também 11 prémios de associações empresariais locais e, mais recentemente, ganhou o seu primeiro prémio nacional sendo reconhecido como “Fabricante britânico do ano”, na Insider MADE, durante os prémios “UK Manufacturing Awards 2016”.

A Jaguar Land Rover investiu 600 milhões de libras (cerca de 710 milhões de euros) na fábrica de Halewood, desde 2010, para apoiar os lançamentos do Range Rover Evoque (2011), do Land Rover Discovery Sport (2014) e do Evoque Convertible (2016). O Evoque é também o Land Rover vendido mais rapidamente de todos os tempos já que, em 2015, um em cada quatro veículos Land Rover vendidos foi o Evoque. A produção deste modelo, fora do Reino Unido, foi iniciada na China, no ano passado, e, mais recentemente, foi anunciada no Brasil.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)