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‘Radares Salvam Vidas’: zero mortos e zero feridos graves, excesso de velocidade reduziu 80%

By on 2 Outubro, 2023

O balanço do primeiro mês de funcionamento dos novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) mostra bem a importância destes. Se uma percentagem muito significativa do condutor português não sabe, ou não quer, tomar conta de si próprio, a colocação de radares em locais estratégicos fá-lo por eles e o resultado não podia ser melhor: zero mortos e zero feridos graves, sendo que o número de veículos em excesso de velocidade reduziu em 80%.

Após um mês de funcionamento dos 37 novos radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), registaram-se zero mortos e zero feridos graves nos locais de influência dos mesmos. Número nada habituais de ver neste tipo de comunicações em Portugal o que mostra bem a importância da colocação destes radares.

O número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento dos novos radares.

Passo diariamente numa zona em que foi colocado um radar de velocidade média, e a diferença para o que sucedia anteriormente é abismal em termos da velocidade em que se passa ali. E as percentagens comunicadas pelas autoridades batem certo com o que assistimos, pois apesar do sinal do radar estar bem visível, ainda há muita gente distraída a passar ali tal como fazia há uns tempos.

O reforço da rede de radares da ANSR é uma medida alinhada com os princípios da nova Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão ZERO 2030, a qual comporta uma nova abordagem a esta problemática, assente no princípio de um sistema rodoviário seguro, onde a adoção de velocidades seguras, que inclui entre outras intervenções o reforço da fiscalização, é um eixo fundamental.

Em todo o sistema SINCRO (61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado. A taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57%, ou seja, os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de 3 para 6 veículos.

Os objetivos da ANSR nas zonas de influência dos novos radares, neste período, foram integralmente atingidos, nomeadamente: uma forte diminuição na velocidade de circulação dos veículos, uma forte diminuição dos veículos em excesso de velocidade e uma sinistralidade rodoviária com índice de gravidade de zero, com zero mortos e zero feridos graves.

Recordamos que os novos locais de controlo de velocidade (LCV) foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade se revelou relevante para essa sinistralidade.

Nestes locais, e nos últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, representando um quarto das mortes que ocorreram nos 175 locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR.

Menos 80% de veículos em excesso de velocidade

Nos locais onde foram instalados os novos radares registou-se, face às medições efetuadas antes da sua instalação, uma redução média muito expressiva no número de veículos em excesso de velocidade, cerca de 80%, tendo atingido mais de 95% nos radares localizados na EN 10, em Vila Franca de Xira, e na EN 206, em Fafe.

Mais 76% de veículos fiscalizados

A instalação dos novos radares permitiu aumentar expressivamente o número de veículos fiscalizados, atingindo, no mês de setembro, 19 641 495 veículos, mais 76% do que em igual período do ano passado.

O número de infrações registadas foi de 112 744 infrações. O LCV onde se registaram mais veículos a circular em excesso de velocidade, no mês de setembro, situa-se na EN 119, em Benavente.

Taxa de Infração de 0,57%

Fruto da política adotada de assegurar total transparência na localização dos radares instalados, a taxa de infração (nº de infrações/nº de veículos fiscalizados) dos radares SINCRO foi sempre reduzida (quando comparada com radares não publicitados), cerca de 0,55%, em 2018, menos de 6 veículos, por cada mil fiscalizados, tendo vindo anualmente a diminuir até atingir, no primeiro semestre de 2023, a taxa de 0,29%, menos de 3 veículos, por cada mil fiscalizados.

Com a entrada em funcionamento destes novos radares, a taxa no mês de setembro, subiu para valores em linha com os obtidos em 2018, para 0,57%, (cerca de 6 veículos, por cada mil fiscalizados) perspetivando-se uma queda nos próximos meses, à medida que o esforço de divulgação e promoção da localização de radares se desenvolve.”

Para os objetivos desta importante medida, a ANSR adotou uma política de total transparência, publicitando e divulgando antecipadamente os locais de instalação dos radares, através da campanha “Os Radares Salvam Vidas” em diferentes meios de comunicação, do site www.radaresavista.pt e da sinalização dos radares, garantindo o conhecimento público da localização de todos os radares SINCRO.

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