Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Publicadas imagens “dashcam” de incidente com sistema Autopilot da Tesla

By on 15 Agosto, 2023

O Wall Street Journal teve acesso às imagens da “dascham” (câmara interior) do Tesla Model X que embateu contra veículos da polícia que estavam parados. O acidente deu-se com o sistema Autopilot ligado, o que motivou um processo judicial por parte dos cinco agentes feridos no acidente.

O sistema Autopilot é um sistema avançado de assistência aos condutor de nível 2, ou seja, apesar do elevado nível de automação, tem de haver sempre a supervisão do condutor. Neste caso o condutor, que estava sob influência de substâncias ilícitas, ativou o sistema e não fez a supervisão necessária.

A funcionalidade alertou o condutor envolvido no incidente para assumir o volante enquanto o Autopilot estava ligado 150 vezes ao longo de cerca de 30 minutos. Segundo os registos do veículo, o condutor abanou o volante para avisar que prestava atenção, de forma consecutiva, dando-se depois o embate no veículo de emergência a 89 km/h.

Os agentes estão a processar a Tesla, que por sua vez passa a responsabilidade ao condutor. Este é mais um caso dos muitos em que o Autopilot está envolvido. Aliás, segundo a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) o sistema da Tesla está envolvido na grande maioria dos incidentes que envolvem sistemas avançados de assistência à direção (ADAS).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)