Acionistas aprovam criação do Stellantis, o quarto maior grupo automóvel do mundo
Obrigacionistas da Peugeot S.A. aprovam fusão da PSA e FCA

PSA e nuTonomy parceiros em testes com autónomos

By on 4 Maio, 2017

Especialista no desenvolvimento de tecnologias de ponta ao nível de software de condução autónoma, a nuTonomy e o Grupo PSA anunciaram a assinatura de uma parceria estratégica, em que a nuTonomy irá garantir a integração do seu sistema nos novos SUV Peugeot 3008, com vista à realização de testes com veículos autónomos em estradas abertas de Singapura.

Groupe_PSA_nuTonomy

No âmbito da fase inicial desta parceria, a nuTonomy irá instalar o seu software, bem como sensores dedicados e plataformas de computação em várias unidades Peugeot 3008, preparadas pelas equipas de inovação do Grupo PSA. A nuTonomy prevê uma integração completa do seu sistema para veículos autónomos (VA) já para este verão, para dar início às experiências de condução autónoma em Singapura em setembro próximo.

Para ambas as empresas, a integração deste sistema VA nos veículos constitui um passo decisivo com vista ao lançamento, em grande escala, dos veículos autónomos. Esta parceria permitirá a análise tanto do desempenho do sistema VA como da própria experiência dos clientes com um serviço de mobilidade a pedido e autónomo em meio urbano.

Esta colaboração reforça a ambição do Grupo PSA para se tornar no fornecedor de soluções de mobilidade preferido dos clientes em todo o mundo, tal como previsto no seu plano estratégico “Push to Pass” revelado em abril de 2016. Esta colaboração, que faz parte do programa AVA – “Autonomous Vehicle for All” do Grupo PSA, tem como objetivo propor soluções de mobilidade a pedido e completamente autónomas.

“Esta colaboração é um passo significativo rumo aos veículos totalmente autónomos, permitindo-nos oferecer aos nossos clientes diferentes soluções de mobilidade. Estamos satisfeitos por trabalhar com as equipas da nuTonomy, tornando mais concreta a chegada do veículo autónomo”, afirmou Anne Laliron, Diretora do Business Lab do Grupo PSA.

Já Karl Iagnemma, PDG e co-fundador da nuTonomy, acrescentou: “Estamos confiantes no facto da nossa colaboração com o Grupo PSA nos aproximar do nosso objetivo de lançar um serviço de transporte a pedido completamente autónomo, seguro e eficiente em ambientes de condução urbana. Estamos ansiosos pelas futuras oportunidades de colaboração com a PSA”.

Após a fase inicial, as duas empresas irão considerar estender estes testes de viaturas autónomas a estradas abertas de outras cidades do mundo. O Business Lab e as equipas de inovação do Grupo PSA iniciam esta colaboração de modo a identificar e avaliar novas oportunidades, particularmente nas áreas da mobilidade e do digital.

Luís M. Mota

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)