Suzuki: 20 anos de presença na Península Ibérica
Maserati Grecale esteve em tour durante um mês na Península Ibérica

Primeira fábrica de combustíveis renováveis da Península Ibérica começou a laborar

By on 5 Abril, 2024

A descarbonização é um dos pilares para a mobilidade verde, e o uso de combustíveis renováveis pode transformar-se numa solução importantíssima para o futuro dos transportes.

A Repsol deu um passo significativo na descarbonização dos transportes com o início da produção em larga escala de combustíveis renováveis em Cartagena, investindo 250 milhões de euros em instalações dedicadas. A fábrica produzirá gasóleo renovável e combustíveis sustentáveis para aviação (SAF), reduzindo as emissões de CO₂ em 900.000 toneladas anuais. Esses combustíveis, feitos a partir de resíduos orgânicos, serão distribuídos em mais de 140 postos da Repsol, com planos de expansão para 600 até o final de 2024 e 1.900 até 2027.

Além disso, a Repsol assinou um acordo estratégico com a Bunge para adquirir 40% de três instalações industriais, assegurando o abastecimento de matérias-primas menos intensivas em carbono. A empresa busca transformar os seus complexos industriais em centros multienergéticos descarbonizados, com um investimento previsto de até 6.800 milhões de euros até 2027, com foco em projetos de baixo carbono, incluindo combustíveis renováveis, biometano e hidrogénio renovável.

Com este compromisso, a Repsol pretende liderar o mercado de combustíveis renováveis na Península Ibérica e contribuir para a redução das emissões de carbono no setor de transportes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)