Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal

Portugal novo favorito a receber a Gigafactory da Tesla?

By on 30 Junho, 2023

Pode ser um volte-face inesperado e positivo para Portugal. A Tesla planeava a construção de uma Gigafactory em Valência, mas uma quebra de confidencialidade no processo negocial estará na raiz da mudança.

O termo “Gigafactory” passou a estar ligado à Tesla. Os centros de produção da marca americana podem produzir tudo o que a Tesla precisa, desde baterias, outros componentes para os seus veículos, e os próprios carros. A primeira Gigafactory , no Nevada, ocupa 170 mil hectares e, tendo em conta os vários andares do edifício, o espaço operacional é três vezes superior. Essa instalação produz aproximadamente 35 gigawatts-hora de capacidade de bateria por ano.

É uma infraestrutura que pode ser importante para qualquer país que a receba. Valência estava bem encaminhada para receber a estrutura, mas a fuga de informação terá irritado a Tesla que travou qualquer negociação e a possibilidade da Gigafactory ir para Valência caiu por terra, como se pode ler no economiadigital.es. Agora, a Tesla procura um novo lugar para a sua fábrica e Portugal, poderá ser um dos alvos com a publicação espanhola eldebate.com a referir o território português como um dos favoritos. Valência era a escolhida por estar já inserida num meio onde há muita indústria automóvel e por ter acesso marítimo facilitado. Muitas das caraterísticas que faziam de Valência um lugar apetecível podem ser encontradas deste lado da fronteira. Portugal, mas também França e Itália (com uma indústria automóvel muito mais forte) poderão estar no horizonte da marca. Com seis Gigafactories já construídas, esta deverá ser a segunda em solo europeu, com uma já instalada na Alemanha.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)