Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Porsche Sunday Drives: pelas estradas de Tenerife com Diego Izquierdo

By on 18 Dezembro, 2022

Completamente apaixonado pela Porsche, o artista de pop-art Diego Izquierdo troca a praia por um dia de condução no Parque Nacional do Teide, em Tenerife, com um cenário vulcânico incrível, curvas rápidas e longas retas completamente vazias.

Com as restrições de viagem a limitar as oportunidades para uma “Road-Trip”, a nova série “Sunday Drives” da Porsche pretende saciar a sede de aventura de diversos leitores, descobrindo as estradas de condução mais bonitas do planeta através dos olhos dos entusiastas da Porsche de todo o mundo. A primeira “viagem” tem a Ilha de Tenerife como destino e Diego Izquierdo como anfitrião.

Mesmo ao largo da costa noroeste de África encontram-se as Ilhas Canárias, um remoto arquipélago vulcânico que, durante várias décadas, tem sido um destino de férias para os turistas europeus que procuram um pouco de sol no Inverno. Mas um pequeno grupo de habitantes locais, principalmente de língua espanhola, tem a sorte de chamar estas ilhas de lar, entre eles, o artista e o fanático da Porsche Diego Izquierdo.

O artista de 30 anos nasceu e foi criado na maior das ilhas, Tenerife, onde tem criado as suas interpretações vibrantes da arte pop há mais de 15 anos. Atraído pelo movimento do final da década de 1950 como um rapazinho, foi inspirado pela visão e criatividade de muitos dos seus principais protagonistas, desde Andy Warhol e Peter Blake a James Rosenquist e Claes Oldenburg. Izquierdo encontrou a sua própria forma de expressão através do graffiti, em 2007, mas pouco tempo depois estava a evoluir o seu repertório a partir desta forma de arte urbana moderna para incluir meios mais tradicionais como a pintura de murais, a escultura e a colagem.

Hoje em dia, o trabalho de Izquierdo baseia-se em grande parte em torno de carros clássicos, utilizando estas formas sólidas e familiares para criar um ponto fixo de realidade em cenas de outra forma surreais. Ele trabalha com materiais reciclados, permitindo que o acaso encontre influência na orientação criativa de uma peça enquanto celebra tanto o valor estético como a oportunidade de dar uma segunda vida a um objeto. Muitas das suas obras recentes centraram-se no interesse de Izquierdo por Porsche, algo que cresceu exponencialmente no último ano, desde que se tornou orgulhoso proprietário de um modelo transaxle invulgar.

“Encontrei-o há pouco mais de um ano quando procurava trocar o meu carro moderno por outro clássico”, explica, “e depois de ver vários candidatos, apaixonei-me finalmente por este 944. O proprietário ofereceu-me um negócio irrecusável: dei-lhe o meu Mini moderno e ele deu-me o seu carro”.

Um visual incrível e um comportamento fantástico

Izquierdo usa o carro no seu dia-a-dia por Tenerife, aumentando um pouco as suas contas de combustível, mas também aumentando muito a sua felicidade. “É um carro que literalmente tem tudo”, diz ele. “Um visual incrível, dois assentos adicionais e um grande espaço de bagagem. Mas o comportamento também é fantástico e o nível de aderência grande, por isso adora explorar as curvas de Tenerife”!

O troço perfeito para o artista começa na cidade colonial de La Laguna, património mundial, que se situa a cerca de 500 metros acima do nível do mar, e sobe mais de 1500 metros através do Parque Nacional do Teide, a terceira maior e mais volumosa estrutura vulcânica do planeta. O percurso tem cerca de 58 quilómetros do início ao fim e deve demorar mais ou menos uma hora.

“Inicia-se a subida ao longo da estrada TF-24”, diz Izquierdo, “e depois do aeroporto a paisagem começa a abrir-se rapidamente, com prados e grandes árvores, e nesta altura pode começar a desfrutar de algumas retas generosas e largas curvas antes da cidade de La Esperanza. Este é um bom lugar para reabastecer, tomar um café e até mesmo alguns churros com chocolate. Depois disso, continua-se a subir até chegar a Betty’s Terrace, outro bom lugar para comer realmente, debaixo do dossel da floresta”.

A área circundante é uma zona ambiental protegida que inclui uma enorme zona de 46.613 hectares arborizados, através dos quais se fazem algumas curvas desafiantes. Ao longo do percurso há vários miradouros a partir dos quais se pode desfrutar de magníficas vistas do oceano, incluindo Montana Grande, Pico de las Flores e Ortuno. Alguns quilómetros mais tarde, em La Crucita, a paisagem muda completamente, a natureza vulcânica de Tenerife desnuda no substrato rochoso e árido passa a dominar subitamente todos os ângulos.

“À direita, a esta altitude, pode-se desfrutar de um mar de nuvens debaixo de nós”, diz Izquierdo, “e a subir é o que todos chamam La Tarta ou ‘o bolo’, uma vasta parede rochosa composta por vários estratos de cores diferentes. Um pouco mais tarde é o convés de observação em Puerto de Izana, e o Observatório de Teide, onde se pode virar à esquerda para ver mais de perto, se estiver curioso. Mas fiquem avisados que a estrada aqui não está em óptimas condições e não há outra saída, por isso terá de voltar pela mesma”!

Alguns quilómetros mais à frente, Izquierdo e o seu 944 deixam a TF-24 pela primeira vez, virando à esquerda para se juntarem à TF-21 em direção ao sul. Esta estrada leva-o a passar pelo centro de visitantes de El Portillo, oferecendo uma riqueza de informação sobre o vulcão e a flora e fauna da zona, antes de passar pela Minsa de San Jose, um outro ambiente mundial mais parecido com a Lua ou Marte do que um local de férias ensolarado. Ainda bem acima da linha das árvores, a estrada passa por baixo do teleférico de Teide antes de um troço de dois quilómetros a direito, que se estende até La Ruleta e aos Paradores Cañada del Teide, onde pode passar a noite ou simplesmente desfrutar de um café com vistas incríveis antes de iniciar a sua viagem de regresso.

“Adoro esta rota pela sua variedade de paisagens e pela excelente qualidade das estradas”, explica Izquierdo, que se encontra frequentemente com outros proprietários de Porsche na rota. “Tento fugir e viajar sempre que posso, quer sozinho ou com um pequeno grupo de amigos. É um momento muito especial para os habitantes locais, subir o Teide para ver a neve pela primeira vez, por isso é uma rota cheia de memórias para mim. Quer seja com a família, amigos ou mesmo indo sozinho, será sempre o meu momento de condução preferido”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)