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Porsche 911 GT3 R rennsport: edição limitada exclusiva para pistas com 620 cv de potência

By on 29 Setembro, 2023

A Porsche quebrou as regras impostas pela homologação dos carros GT3 das competições pelo mundo fora e criou uma máquina com 620 cv de potência de edição limitada para uso exclusivo em pistas e que é cabeça de cartaz da edição deste ano da Rennsport Reunion 7… assim nasceu o Porsche 911 GT3 R rennsport. 

O 911 GT3 R rennsport com uma potência de até 456 kW (620 cv) é baseado no novo 911 GT3 R da atual geração 992. O carro de pista de edição limitada é o resultado de uma abordagem orientada para o design e beneficia tecnicamente das liberdades que vão para além dos regulamentos dos desportos motorizados e foi apresentado no Rennsport Reunion 7 da Porsche, que tem como palco a pista californiana de Laguna Seca entre os dias 28 de setembro a 1 de outubro. 

Uma das características especiais desta peça de coleção única, limitada a 77 unidades, é a carroçaria com um design distinto. O Porsche 911 GT3 R rennsport combina a aparência poderosa de um carro de competição de alto desempenho com elementos de design modernos. Ao mesmo tempo, a  Porsche quis celebrar a sua herança no automobilismo, sem cair num visual retro. Os fatores de desempenho elementares do modelo GT3 original, como a resistência do ar e a força aerodinâmica descendente, permanecem praticamente inalterados. 

Concebido por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche, o Porsche 911 GT3 R rennsport apresenta uma forma fortemente modificada das entradas de ar e dos painéis de saída das cavas das rodas dianteiras. Os espelhos retrovisores exteriores foram substituídos por um sistema composto por três câmaras integradas no revestimento exterior do veículo e monitores no cockpit.

As modificações na traseira do carro de corrida têm um carácter particularmente distinto. A enorme asa traseira é o componente dominante que enfrenta o fluxo de ar. O seu design faz lembrar o do lendário Brumos Porsche 935/77, com o qual o norte-americano Peter Gregg, juntamente com o neerlandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistou a sétima vitória à geral para um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978. Para garantir que a carga sobre os elementos horizontais se mantém dentro dos limites definidos pela norma, foram dotados de dois suportes verticais suplementares, que faz lembrar o Porsche 962 Le Mans.

Uma barra de luzes composta por finas tiras de LED, que agora incorporam letras iluminadas do lettering Porsche, caracterizam a secção traseira mais larga.

O interior foi também ligeiramente modificado. Fazem parte os monitores das duas câmaras exteriores montadas nos guarda-lamas e os gráficos especiais para o ecrã inicial do visor central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do carro de corrida, enquanto a iluminação ambiente adopta o tema dos faróis principais de cor ajustável para o interior. Todos os dispositivos de segurança cumprem as normas FIA aplicáveis. O design particularmente rígido da gaiola de proteção permite a instalação apenas do banco do condutor. Tal como acontece com o 911 GT3 R utilizado em todo o mundo, o “rennsport” limitado é, portanto, um automóvel de competição monolugar.

O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual carro de corrida GT3 da Porsche. No entanto, o modelo de edição limitada vai além dos requisitos rigorosos da homologação de desportos motorizados ou das restrições impostas por um “Balance of Performance” (BoP). A equipa de desenvolvimento que apoia o Andreas Singer converteu estas liberdades com mais potência do motor e peso reduzido. O motor boxer de 4,2 litros e seis cilindros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge as 9.400 rpm, atinge um pico de potência de até 456 kW (620 cv), mais potente do que a unidade motriz original, que pode desenvolver até 416 kW (565 cv) no 911 GT3 R, dependendo da classificação BoP. 

O motor foi concebido para funcionar com combustíveis E25. Estes incluem combustíveis de bio-etanol e o chamado reFuel, para além dos e-fuels produzidos de forma regenerativa, que tornam possível uma operação quase neutra em termos de carbono, mas também pode funcionar com combustíveis convencionais.

A transmissão de potência para as rodas traseiras, incluindo a caixa de velocidades sequencial de seis velocidades, é originária do 911 GT3 R com apenas pequenas modificações. Os criadores desta edição limitada têm como objetivo atingir um peso de 1240 kg para o 911 GT3 R rennsport. Isto seria equivalente a uma relação peso/potência de 2,0 kg/cv.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)