Polestar: Redução nas emissões em 2023
Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos

Polestar 4: Design inovador, com foco na Sustentabilidade

By on 31 Janeiro, 2024

O novíssimo Polestar 4 está disponível para venda em Portugal. Com preços a começar nos 68 mil euros, o Polestar 4 está posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em tamanho e preço.

Abordando o desgin deste novo SUV, incorpora elementos-chave apresentados no protótipo Polestar Precept, destacando-se a ausência do vidro traseiro para proporcionar uma experiência imersiva única aos ocupantes dos bancos traseiros. A eliminação do vidro traseiro permite um teto panorâmico que se estende além das cabeças dos ocupantes traseiros, criando um ambiente único. As luzes dianteiras de lâmina dupla com assinatura iluminada exclusiva da Polestar e a eficiência aerodinâmica através de características como nariz baixo, puxadores de porta retrateis e vidros embutidos sem moldura ajudam a criar o caráter deste novo carro. Um ecrã de climatização entre os bancos dianteiros é controlado pelos ocupantes traseiros, e o espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta-definição conectado a uma câmara traseira montada no tejadilho.

Focado na sustentabilidade, o Polestar 4 apresentar trunfos importantes para reduzir o seu impacto no ambiente. Produzido na fábrica SEA da Geely Holdings na China, utiliza eletricidade verde combinada com certificados de energia hidroelétrica I-REC e eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica. A utilização de alumínio de baixo teor de carbono proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica contribui para uma redução adicional do impacto climático. A versão Long Range Single Motor tem uma pegada de carbono de 19,9 tCO2e, enquanto a versão Long Range Dual Motor apresenta 21,4 tCO2e.

A abordagem mono-material é aplicada nos materiais interiores, permite uma reciclagem mais eficaz, sendo que os novos materiais incluem um têxtil de malha personalizado feito de PET 100% reciclado, vinil bio MicroTech e estofos em couro rastreado da Bridge of Weir. O têxtil de malha personalizado introduz uma técnica inovadora na indústria automotiva, sendo feito de poliéster 100% reciclado. Os tapetes de interior utilizam PET reciclado, os tapetes de chão empregam ECONYL (incluindo redes de pesca recuperadas), e os painéis de guarnição das portas são fabricados com NFPP (polipropileno de fibra natural), resultando em até 50% menos plástico e uma redução de peso de até 40%. O vinil bio MicroTech substitui o petróleo bruto por óleo de pinho em sua construção e inclui um suporte têxtil reciclado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)