Michelin: duas transformações estratégicas
Michelin Mantém-se como a marca mais valiosa de pneus

Pneus anti-furo da Michelin testados no mundo real

By on 27 Junho, 2023

As rodas não pneumáticas Michelin UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System) irá ser colocadas à prova em França, equipando quarenta veículos do serviço postal francês La Poste. O MICHELIN UPTIS é, atualmente, a única roda não pneumática do mundo que circulou por estradas abertas ao tráfego, em condições reais, em três continentes, tendo percorrido quase 3 milhões de quilómetros.

Desta feita, a tecnologia irá ser colocada à prova no exigente mundo das entregas. Em 2024, uma frota de 40 comerciais ligeiros da La Poste , equipados com a tecnologia Michelin UPTIS, realizará serviços de distribuição nas cidades de Lesquin, Valenciennes e Douai, na região de Hauts-de-France (norte de França). Os primeiros três veículos equipados com esta tecnologia começarão a circular a partir de 27 de junho, no âmbito de uma colaboração de dois anos entre a La Poste e a Michelin, uma estreia em França e na Europa, após os acordos iniciados na Ásia.

O principal mercado de destino da Michelin para o protótipo UPTIS são as frotas de comerciais ligeiros destinados a um uso profissional, e, em particular, os serviços de distribuição.

O protótipo UPTIS é um conjunto jante/pneu anti-furo, destinado a turismos e comerciais ligeiros, em que p ar é substituído por uma revolucionária estrutura capaz de suportar o veículo, que garante o conforto e a segurança. Trata-se de uma solução inovadora, que permite aos utilizadores conduzir com tranquilidade, sem se preocuparem com os perigos da estrada. É um pneu sem ar desenvolvido em parceria com a Maxion Wheels, fornecedor de uma jante específica para este pneu. Apesar da solução requerer uma homologação para ser comercializada, a Michelin obteve uma isenção do CNRV (Centro Nacional de Receção de Veículos em França), para circular com o único pneu sem ar atualmente em circulação em estrada aberta, em condições reais de tráfego.

Michelin et La Poste ont dévoilé, en exclusivité européenne, les premiers véhicules de facteurs équipés du pneu sans air, MICHELIN UPTIS le 27 juin 2023, à Roost Warendin (59) en France. Photo : JEROME CAMBIER/MICHELIN
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)