Pirelli Scorpion MS: O novo pneu all-season para SUVs premium e prestige
“O pneu perfeito”, de acordo com a opinião de Walter Röhrl (e da Pirelli)

Pirelli Scorpion All Terrain Plus, de Baviera até Dakar

By on 3 Fevereiro, 2024

Nunca trocar de pneus ao longo de 7 mil quilómetros de asfalto, areia, terra e pedras: este foi o teste superado por um Porsche 911 Dakar, calçado com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus homologados para o modelo. O carro, conduzido pelo seu proprietário, partiu do Porsche Zentrum Inntal em Raubling (Rosenheim), situado no sudeste de Munique, na Alemanha, para chegar a Dakar, capital do Senegal, seguindo o mesmo percurso do Africa Eco Race, um rali que liga Nador, em Marrocos, ao Lago Rosa de Dakar, atravessando a Mauritânia e o Senegal, em 12 etapas. Um resultado excecional para os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, que, apesar de homologados para uma utilização em estrada, enfrentaram o percurso do rali ao lado dos carros de competição, levando o carro com segurança até a linha de chegada.

Um feito de 18 dias e 7.000 quilómetros de condução, caracterizado por condições muito diversas, incluindo cerca de 1.000 quilómetros de estradas de terra rochosa ao longo do deserto. O piloto amador, proprietário do 911 Dakar, conduziu primeiro pelas autoestradas da Europa, depois por estradas semi-asfaltadas, de terra, areia e estradas rochosas, passando pelo inverno dos Alpes e pelas oscilações meteorológicas típicas do deserto, com variações de até 30 graus ao longo de 12 horas. “Uma aventura única, que certamente teria sido muito complicada sem pneus tão válidos. Comportaram-se sempre de forma excecional, mesmo em condições muito diferentes”, afirmou o Porsche Zentrum, local onde a expedição começou.

O Pirelli Scorpion All Terrain Plus foi desenvolvido como equipamento original do Porsche 911 Dakar precisamente para suportar o alto desempenho típico de um 911 e permitir-lhe, ao mesmo tempo, enfrentar as mais desafiantes condições off-road. A Pirelli combinou essas características num único pneu, graças à introdução de uma família específica de compostos e a um design que otimizou a área de contacto do produto e fortaleceu a sua estrutura.

PIRELLI STELLA BIANCA PARA DOIS MODELOS HISTÓRICOS DA PORSCHE

Houve outro lendário modelo da Porsche que enfrentou condições extremas com pneus Pirelli, desta vez no gelo: falamos dos Porsche 550 Spyder, presentes no F.A.T. Ice Race 2024, evento que conta com a Pirelli como parceira oficial, e com pneus Stella Bianca com pregos feitos à medida para esta ocasião específica. Os pneus Stella Bianca, que possuem o desenho de banda de rodagem mais duradouro da Pirelli, são também produzidos nas medidas 5.00/5.25-16 para o Porsche 550 Spyder e 356 Pre-A, o primeiro carro de corrida com motor central da marca alemã e o primeiro modelo de produção construído em Stuttgart, respetivamente.

Disponível no mercado a partir de fevereiro, o pneu da família Pirelli Collezione, dedicada aos carros clássicos, possui uma aparência idêntica ao pneu original, mas com as tecnologias mais modernas, para oferecer eficiência e segurança mesmo em piso molhado. São muitos os elementos que transportam para o passado: a estrutura cruzada, a banda de rodagem redesenhada com a ajuda de documentos históricos preservados no arquivo da Fundação Pirelli, o logotipo da Pirelli com o escudo que caracterizou os produtos daquela época e o lettering nas laterais que faz lembrar as fontes que se utilizavam no passado. A palavra “Corsa” identifica a versão desportiva do pneu.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)