PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE
PIRELLI NA TIRE COLOGNE PARA DESVENDAR NOVOS PRODUTOS E APRESENTAR AS SUAS INOVAÇÕES E O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

Pirelli produz pneus P Zero específicos para o Alfa Romeo Tonale

By on 11 Fevereiro, 2022

Alfa Romeo e Pirelli são duas marcas com uma enorme tradição no mundo automóvel e que trabalharam em conjunto no desenvolvimento do novo modelo da marca de Arese. As versões híbridas e diesel do novo Tonale contam com Pirelli P Zero AR, na medida 235/40 R20, sendo esta a medida mais aconselhada para extrair o máximo potencial deste novo modelo.

Apresentado oficialmente esta semana, o novo Alfa Romeo Tonale vai representar uma nova era para este histórico construtor de automóveis. Mas há uma outra marca italiana igualmente conhecida que também esteve presente no seu desenvolvimento.

Em conjunto com a Alfa Romeo, a Pirelli esteve a desenvolver um conjunto específico dos seus P Zero, que vão receber a marcação “AR” num conjunto com as medidas 235/40 R20 96 V XL. Esta é a configuração que a Pirelli considera perfeita para extrair todo o potencial dinâmico do novo SUV da Alfa Romeo, tendo sido desenvolvidos especificamente para acompanhar as versões híbridas, híbridas Plug-in e diesel, desde os primeiros metros.

Com o objetivo de nos contar um pouco mais sobre a história do desenvolvimento desta nova configuração específica para o Tonale, a Pirelli destaca três pontos:

P ZERO E TONALE: ADN desportivo

O P Zero para o novo Alfa Romeo Tonale foi desenvolvido com o objetivo de extrair ao máximo as características desportivas do modelo, além de incrementar a sua segurança em asfalto seco e molhado. A sinergia entre pneus e veículo é o núcleo da estratégia “Perfect Fit” da Pirelli, e a marcação específica ‘AR’, nas paredes laterais do P Zero, atesta o desenvolvimento específico destes pneus para o Tonale.

DO CONCEITO À PRODUÇÃO

O design do Pirelli P Zero para o Alfa Romeo Tonale faz parte da cooperação histórica entre estas duas empresas com fortes raízes em Milão. Os primeiros passos deste trabalho começaram paralelamente à apresentação do concept car no Salão Automóvel de Genebra, em 2019. Desde então, a fase de design dos pneus exigiu a superação de diferentes e intensos processos de análise, que incluíram a utilização de ferramentas virtuais, antes de chegar à fase final, com os protótipos finais equipados nos primeiros veículos de teste. Esta etapa crucial de desenvolvimento foi realizada em dois circuitos de teste: Balocco, propriedade de Stellantis, e Vizzola Ticino, o histórico campo de testes da Pirelli, localizado perto do aeroporto de Malpensa. O resultado é um P Zero, com marcação “AR”, que se orgulha de ser um produto 100% fabricado em Itália. Note-se que o seu desenvolvimento decorreu no centro de P&D de Milão, os testes foram realizados em duas instalações localizadas nas proximidades e a sua produção final decorreu no Settimo Torinese planta, uma das mais avançadas do grupo Pirelli.

UM SÉCULO DE TRABALHO EM CONJUNTO

A atual colaboração entre a Pirelli e a Alfa Romeo é um novo capítulo na longa história que liga as duas empresas, que começou há um século, com a chegada do automóvel e com as primeiras competições. Tal é demonstrado pelo Pirelli Superflex Cord, o primeiro pneu equipado pelo Alfa Romeo GT Tipo 2, que venceu o primeiro Campeonato do Mundo para Automóveis, em 1925, com pilotos do calibre de Antonio Ascari, Giuseppe Campari e Gastone Brilli Peri, que conquistou o título, após vencer a prova decisiva, realizada em Monza. Desempenho e uma mentalidade desportiva uniram desde então, Pirelli e Alfa Romeo, tanto na pista como na estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)