Pirelli P Zero: 35 anos de um pneu cuja história começou com o Lancia Delta S4 e o Ferrari F40
Polestar 2 BST Edition 270 conta com a presença dos novos Pirelli P Zero Elect

Pirelli P Zero e vence prémio ‘Pneu do Ano’ no Automobile Awards 2023 em Paris

By on 17 Dezembro, 2023

O Pirelli P Zero E, o novo pneu Ultra High Performance, campeão em tecnologia e sustentabilidade, venceu o prémio de “Pneu do Ano” (Prix Point S). A 6ª edição dos Automobile Awards reuniu 53 marcas ligadas ao mundo automóvel, entre fabricantes e fornecedores, no Automobile Club de France, em Paris. O júri do Automobile Awards, composto por 20 pessoas, 10 homens e 10 mulheres, escolheu premiar a Pirelli pelo desempenho, inovação e desenvolvimento sustentável.

O P Zero E é o novo pneu que incorpora as mais recentes inovações técnicas desenvolvidas pela Pirelli para responder às últimas tendências da mobilidade elétrica e sustentável. É o primeiro pneu UHP do mercado com mais de 55% de materiais reciclados e de origem biológica, o que permitiu uma redução na quantidade de ingredientes de origem fóssil e mineral (-12kg por cada conjunto de pneus). Além disso, o desgaste dos pneus (em termos de perda de massa) foi reduzido em 42%, em comparação com os produtos UHP Pirelli tradicionais. Com o P Zero E foi também estreada uma marcação específica que identifica todos os pneus Pirelli que contêm pelo menos 50% de materiais. Este é também o primeiro pneu UHP a alcançar um triplo” A” no rótulo da União Europeia de pneus em toda a linha, oferecendo um desempenho consistente ao longo da vida do pneu. O produto foi especialmente desenvolvido para veículos elétricos, como evidenciado pela marcação “Elect”, em todos os produtos da gama, que identifica um produto com baixa resistência ao rolamento e níveis reduzidos de ruído.

A nova tecnologia RunForward da Pirelli também fez a sua estreia com este produto, e permite continuar a condução mesmo em caso de furo (durante 40 km a 80 km/h). Foram utilizadas tecnologias avançadas de virtualização em todo o design deste pneu, baseadas em inteligência artificial, redes neurais e simuladores de condução. O departamento de I&D da Pirelli utiliza cada vez mais o machine learning para prever o desempenho de cada pneu em diferentes condições de condução, mesmo antes de um protótipo físico ser produzido. Estes sistemas de simulação são capazes de prever o comportamento dos pneus com base em desenvolvimentos anteriores, permitindo alcançar soluções eficazes.

Alejandro RECASENS, Diretor Geral da Pirelli para a Europa Ocidental, recebeu o prémio e deixou as seguintes palavras: “Estamos extremamente orgulhosos de ter vencido o prémio “Pneu do Ano”. O P ZERO E, que representa a nova geração de pneus Pirelli, é um marco muito importante no nosso compromisso com a sustentabilidade. As nossas ambições e investimentos nesta área são fortes: pretendemos alcançar a neutralidade de carbono no nosso processo industrial até 2030 e também temos metas baseadas na ciência para a descarbonização da nossa cadeia de abastecimento.”

O novo pneu Pirelli P Zero E estará inicialmente disponível em 17 tamanhos para o mercado de reposição a partir de janeiro de 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)