Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood 2024
NOVOS PNEUS PIRELLI PARA O PORSCHE 911 GT3 E 911 GT3 RS

PIRELLI P ZERO E: SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO PARA CARROS ELÉTRICOS

By on 2 Julho, 2024

Sustentabilidade, segurança e altos níveis de desempenho unem-se na mais recente novidade da Pirelli: o P Zero E. Este produto, desenvolvido especificamente para carros elétricos e híbridos plug-in, é produzido com mais de 55% de materiais reciclados ou de origem biológica e alcançou uma classificação de triplo “A” no rótulo de pneus da União Europeia em toda a sua gama, momento de lançamento.

O P Zero E redefiniu as regras dos pneus desportivos nesta era elétrica. Este novo modelo da família de alto desempenho da Pirelli combina uma performance extraordinária com níveis do rótulo energético da UE de primeira classe, tendo alcançado a classificação máxima em resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e emissões de ruído, nas 17 referências que compõem a sua gama de lançamento.

Este produto de última geração, já à venda em Portugal, encontra-se alinhado com os objetivos de sustentabilidade da Pirelli, empresa líder neste campo da indústria dos pneus, como atestado pelos principais índices internacionais. No seu desenvolvimento, foram utilizadas técnicas derivadas da Fórmula 1, provenientes dos campos da simulação, das redes neurais e da inteligência artificial. No entanto, é nos materiais que o P Zero E reforça a sua posição como referência do futuro dos pneus, já que a Pirelli conseguiu conjugar sustentabilidade com os mais altos níveis de desempenho com este produto.

O resultado foi um pneu que, como atestado pelo organismo de certificação independente “Bureau Veritas”, reduz em cerca de 24% as emissões de CO2, em comparação com um pneu Pirelli da geração anterior, além de diminuir significativamente o peso (um conjunto destes pneus pesa 12 kg a menos do que um P Zero tradicional de medida idêntica).

Em termos tecnológicos, toda a gama de lançamento do pneu P Zero E conta com as tecnologias ELECT™ e RunForward™. Esta última, uma estreia absoluta na marca, permite conduzir até 40 km com o pneu furado a uma velocidade máxima de 80 km/h. Por seu turno, o já conhecido pacote de tecnologias ELECT™ permite aumentar a autonomia da bateria, reduzir o ruído, aumentar a durabilidade, além de garantir uma ótima resposta ao binário instantâneo característico dos motores elétricos, graças ao trabalho realizado pelos engenheiros da Pirelli na carcaça e na banda de rodagem.

O novo Pirelli P Zero E já está disponível no mercado português com uma gama inicial de 17 medidas para jantes de 18 a 22 polegadas. Conheça-o aqui: https://www.pirelli.com/tyres/pt-pt/carro/descobrir-new-p-zero-e.

Ficha Técnica:

  • Total de medidas: 17
  • Jantes: 18-22 polegadas
  • Largura da secção: 235-285
  • Perfil: 35-50
  • Tecnologias: ELECT™ e RunForward™ em toda a gama

Materiais: inovação e sustentabilidade

Cada P Zero E é produzido com mais de 55% de materiais reciclados ou de origem biológica. Entre os materiais recuperados incluem-se o aço e o negro de fumo circular, que são extraídos de pneus em final do seu ciclo de vida. As matérias-primas de origem biológica incluem a lignina, que, seguindo um processo patenteado pela Pirelli, dá um novo uso aos resíduos da indústria papeleira; a sílica de cinza de casca de arroz; os polímeros biocirculares, provenientes de óleos vegetais como o girassol, a canola ou a colza; e as resinas biológicas de origem florestal. Esta série de componentes permite economizar 12 kg de materiais de origem fóssil ou mineral em cada conjunto de pneus, além de reduzir de forma notável o impacto ambiental durante a sua utilização.

Em que carros pode equipar o novo Pirelli P Zero E?

Este produto é compatível com qualquer veículo que cumpra com as medidas indicadas pelo fabricante, contudo, foi desenvolvido especificamente para os seguintes veículos elétricos:

  • – Audi e-tron, Audi e-tron GT, Audi Q8 e-tron;
  • – BMW Série 3 (i3) e BMW i7;
  • – Mercedes Benz EQC e EQE Polestar 2;
  • – Porsche;
  • – Taycan;
  • – Skoda Enyaq;
  • – Tesla Model 3, Tesla Model Y;
  • – Cupra UrbanRebel;
  • – Volkswagen ID.4, ID.5;
  • – Volvo C40.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)