Finlândia vence Prémio de Segurança Rodoviária Europeu de 2024. Portugal longe do prémio
Audi A3: Conheça os preços para Portugal

Peugeot 408 Plug-in Hybrid 180: Um novo Leão em Portugal

By on 16 Maio, 2023

O 408 da Peugeot marcou pela diferença quando no final de 2022 chegou a Portugal. Uma proposta inesperada, diferente e com a qual a Peugeot demonstra a criatividade e inovação, criando uma silhueta fastback, no topo do segmento Médio. Agora, a nova aposta da marca do Leão está reforçada com a versão Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8, juntando-se à proposta Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8 e ao motor a gasolina 1,2 PureTech 130 cv EAT8. Está disponível nos três níveis de equipamento do 408, com um PVP a partir de 45.150 euros.

Com a chegada da nova motorização aos Concessionários da Marca, a gama de motores que propulsionam o 408 passa a contemplar duas versões híbridas plug-in com 180 e 225 cavalos, além de uma versão a gasolina de 130 cv. As três estão acopladas a uma caixa automática EAT8 de 8 velocidades. Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde.

O 408 assenta sobre rodas de 720 mm de diâmetro e as icónicas jantes de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico disruptivo. À frente, a assinatura de luz em forma de presas, são a imagem de marca do fabricante francês. Com um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m, o 408 conta com uma segunda fila de passageiros espaçosa, com 188 milímetros de espaço para as pernas. A bagageira é, também, generosamente dimensionada, com um volume de 536 litros, que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. O 408 tem uma altura de 1,48 m, com uma silhueta esguia, o que melhora a eficiência aerodinâmica.

A eficiência foi uma das principais prioridades dos designers do 408, uma vez que a combinação de esforços em termos de aerodinâmica, redução de peso (de 1.396 kg).

Com a chegada a Portugal do Plug-in Hybrid 180, o PEUGEOT 408 passou a disponibilizar dois motores híbridos plug-in:

· PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades / apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,0 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g. Quando equipado com a motorização PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8, o 408 disponibiliza uma potência combinada de 180 cv e um binário total de 360 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos e a sua velocidade máxima é de 225 km/h (135 km/h em modo elétrico). O arranque dos 0 aos 1000 metros é cumprido em 28,5 segundos e a retoma de velocidade de 80 a 120 km/h – em modo Hybrid – é feita em 5,1 segundos. A autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP é de 62-64 km.

· PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8 / apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g. Se equipado com a motorização híbrida mais potente – PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8 – o 408 disponibiliza uma potência combinada de 225 cv e um binário total de 360 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos e a sua velocidade máxima é de 233 km/h (135 km/h em modo elétrico). O arranque dos 0 aos 1000 metros é cumprido em 27,6 segundos e a retoma de velocidade de 80 a 120 km/h – em modo Hybrid – é feita em 4,5 segundos. A autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP é de 62-64 km.

A gama nacional do novo 408 distribui-se pelos seguintes níveis de acabamento, nos quais se destacam, entre outros, os equipamentos descritos:

· Allure: Ar condicionado automático bi-zona e Air Quality System, Alerta ativo de transposição involuntária de linha, Comutação automática de luzes de máximos, Ligação mãos-livres, Mirror Screen sem fios, Navegação conectada com touchscreen de 10” e i-Toggles, virtuais e personalizáveis, Reconhecimento de voz natural, Pack Safety Plus: Active Safety Brake controlado por câmara (versão térmica), Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão Plug-in Hybrid), Para-brisas laminado e acústico, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável, Faróis Peugeot LED Technology, Reconhecimento alargado de sinais de trânsito, (versão Plug-in Hybrid), Smart Multidrive: Iluminação ambiente (8 cores), Visio Park 1 (câmara de marcha-atrás) e sensores traseiros de estacionamento, Vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos.

· Allure Pack (equipamento adicional ao Allure): Acesso e ligação mãos-livres, Ajuda ao estacionamento dianteiro, Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão térmica), Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão térmica), Pack Rear traffic detection: Vigilância do ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro transversal, Vidros dianteiros laminados e acústicos.

· GT (equipamento adicional ao Allure Pack): Clean Cabin; Driver Sport Pack, Portão traseiro motorizado « Easy Open », Peugeot Connect SOS & Assistance (E-call+), Pack Drive Assist Plus: Condução semiautónoma (nível 2) com Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável, Faróis Matrix LED Technology, Estofos em Couro / Alcantara® / tecido Fraxx Knit, Volante em couro perfurado e aquecido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)