500 Milhas ACP: Um sonho de norte a sul
500 Milhas ACP: De Chaves a Faro

Passeio dos Italianos reúne ‘le macchine più belle’ em Lisboa e no Porto

By on 20 Setembro, 2023

Primeira edição do evento do ACP Clássicos decorre, no próximo sábado, em Lisboa e no Porto, com mais de 100 automóveis de fabrico italiano, de grande valor histórico e material. Exemplares raros como Lamborghini Espada, Ferrari 512 TR, Lancia Fulvia Zagato e Alfa Romeo Zagato prometem atrair atenções.

O apelo italiano. Marcas como a Ferrari, Lamborghini, Fiat, Alfa Romeo ou Lancia são responsáveis por alguns dos mais emblemáticos automóveis da História, criando uma cultura muito particular e que atrai milhões de entusiastas em todo o mundo. O espírito dos automóveis italianos, principalmente dos clássicos e neoclássicos, foi o mote para a criação do Passeio dos Italianos, uma organização do ACP Clássicos, na sequência de iniciativas semelhantes – e bem-sucedidas – com os automóveis ingleses, alemães e franceses.

O primeiro Passeio dos Italianos terá duas localizações em simultâneo, este sábado, em Lisboa e no Porto. A sul, a concentração dos participantes está marcada, apropriadamente, para a Praça de Itália, no Restelo, pelas 09h00. Pelas 10h30, será dada a partida em direção à Merceana, no concelho de Alenquer, que receberá o almoço-convívio de encerramento, na Quinta da Grilla. A edição a norte vai reunir os participantes na sede da Fundação Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista, pelas 09h30, com a partida marcada também para as 10h30 em direção ao Minho e a Arco do Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto, através de um percurso de bonitas paisagens. O passeio terminará na Casa da Tojeira, com o almoço-convívio dos participantes.

Com mais de uma centena de automóveis inscritos, o Passeio dos Italianos conta com vários modelos de grande valor histórico e material. Entre os exemplares mais raros estão um Lamborghini Espada e um Ferrari 512 TR. Dois Lancia Fulvia Zagato e dois Alfa Romeo Zagato também prometem atrair atenções, assim como um Alfa Romeo Giulia Sprint de meados da década de 1950, só para citar alguns exemplos. Verdadeiras máquinas do tempo, para ver e admirar no próximo sábado.

O Passeio dos Italianos tem o apoio institucional da Câmara de Comércio Luso-Italiana e o patrocínio institucional da Embaixada de Itália em Lisboa. A caravana que parte da capital incluirá o embaixador italiano em Portugal, Carlo Formosa, e o presidente da Câmara de Comércio Luso-Italiana, Santi Cianci, ao volante de um Alfa Romeo Spider da década de 1970.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)