Mercado: Transferência de propriedade cresceu, mas continua abaixo de 2019
MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica

OPINIÃO: Qual é o momento certo para ‘trocar’ de carro?

By on 27 Agosto, 2023

Os dados do mercado automóvel na União Europeia ‘dizem’ que embora as vendas estejam a crescer, ainda se está longe dos números pré-pandemia e as razões são lógicas e fáceis de elencar. Parece claro a todos que os potenciais compradores estão a protelar a sua próxima compra de automóvel e isto deve-se à inflação, aumento das taxas de juro que levaram a uma subida significativa de preços dos automóveis.

Não se sabe para já durante quanto tempo isto se irá manter, parece haver sinais de abrandamento da escalada de custos e por isso os preços dos automóveis vão ter que cair.

Claro que os potenciais compradores sabem disto, e não vão comprar agora se puderem comprar mais barato daqui a algum tempo.

A lei da oferta e da procura tem de funcionar, mas o que não se sabe é o tempo que vai levar até estabilizar. Por exemplo, alguém que tenha um carro com seis ou sete ano ainda tem margem para esperar mais um pouco, mas se tiver um carro com oito anos, é a partir daqui que vai começar a perder muito do valor de retoma, e isso reflete-se no negócio que poderá fazer pois quanto menos lhe derem pelo carro atual, mais pagam pelo próximo.

Certo é que a inflação está a atingir duramente as famílias da classe média, porque a questão da comprar de carro coloca-se doutra forma nas classes mais baixas,

Em resumo, esta é uma má altura para comprar carro pois os preços ainda são demasiado elevados, mas há certamente esperança nas pessoas que isto mude brevemente.

Por outro lado, as marcas têm inventários extensos e cada vez mais falta de compradores, pelo que não deverá faltar muito para a queda dos preços começar.

Olhando para trás, na crise de 2008-2009, houve enormes descontos, mas isso parece não poder suceder agora.

Portanto, se está a pensar carro novo e está a ver como param as modas vá olhando para as vendas mensais que reproduzimos, olhe para os números da ACAP. O último dado, que se refere ao primeiro semestre de 2023 diz que o mercado automóvel está ainda 15.9% face ao período homólogo de 2019 (Jan./Jun.). Este ano, nos meses contabilizados, a percentagem não varia muito, pelo que 15% é um número fidedigno. Se daqui até ao fim do ano de 2023 este número descer drasticamente, são boas notícias, pois significa que o mercado está a recuperar e isso significa que pode estar a chegar o momento certo para trocar de carro, mas até lá vamos ter que continuar a ver o que se passa no mundo…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)