Onde Cuidar do Seu Carro? Oficina Independente ou Oficial?
Tratar bem do seu carro é fundamental para garantir a sua longevidade e poupar ao máximo a sua carteira. Mas onde levar o seu carro para garantir a sua manutenção? A uma oficina oficial ou ao seu mecânico de confiança?
Por vezes a escolha pode ser difícil de fazer, mas há pontos positivos e negativos em qualquer uma das opções.
Oficina independente
A diferença fundamental entre a oficina independente e um reparador oficial reside no tamanho do negócio, que lhe permite oferecer preços relativamente mais acessíveis devido aos menores custos. Uma oficina independente depende do bom serviço para garantir novos clientes que serão a melhor publicidade. Os preços mais baixos não estão ligados, apenas, ao tamanho do negócio, mas também à utilização de peças não genuínas e mão de obra mais barata. Há casos em que peças de “marca branca” podem garantir a qualidade exigida, mas noutros casos, pode correr mal. Cuidado, pois muitas vezes, o barato sai caro!
Se o seu carro ainda estiver na garantia, oficinas independentes poderão ser má ideia, pois a maioria não pode fazer reparações e preservar a garantia. Muitas não têm acesso ao serviço de informação oficial das marcas e não têm o mais recente processo de diagnóstico do construtor. Por outro lado, se o seu carro já não estiver na garantia, muitas das oficinas independentes são mais que capazes de cuidar do seu carro. Não se esqueça que fazer as revisões no concessionário oficial é valorizável no futuro, na venda como usado.
Oficina oficial
Uma oficina oficial ou um reparador oficial tem uma vantagem óbvia: mais segurança na hora de uma reclamação e a manutenção da garantia. Depois, um carro usado com um relatório completo de manutenção feito numa oficina oficial é um trunfo na hora da venda. Se quer manter o valor do seu carro por mais algum tempo, esta é uma solução a ter em conta.
Por outro lado, os reparadores oficiais têm acesso aos mais recentes diagnósticos, equipamento de monitorização, habitualmente caros e não acessíveis aos privados. Se comprar um carro usado poderá, num reparador oficial, conhecer todo o historial e a cada reparação, as peças têm garantia oficial. Se for um carro novo, a reparação será aconselhável ir a um reparador oficial da marca.
Independente vs oficial? Qual a melhor opção?
A vantagem pende para os reparadores oficiais, por várias razões, tendo sempre em mente o velho adágio, “o que é barato sai caro”. No entanto, há oficinas independentes que fazem trabalhos com qualidade e que garantem o bom funcionamento do carro. A tendência será levar o carro às oficinas oficiais, para manter a garantia e ter trunfos caso queira vender o carro a médio prazo. Se o seu carro já tiver alguma idade e se a oficina independente garantir a qualidade do serviço, poderá pensar em poupar algum dinheiro. Coisas simples que não mexam com a garantia do seu carro ou, depois de estar fora da garantia, possam aliviar a despesa, pode fazer numa oficina particular. Casos mais complexos, apesar de serem mais caros em oficinas oficiais, poderão compensar a médio / longo prazo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários