McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço

O que valorizam mais os portugueses num automóvel?

By on 4 Janeiro, 2024

De acordo como um estudo levado a cabo pela DS Auto, a grande maioria dos portugueses, mais precisamente 81%, considera a segurança o atributo mais importante na hora de adquirir um novo automóvel. Segue-se o consumo, com uma percentagem de 67%, o preço com 51% e a Estética/Design com 36%.

Num estudo semelhante realizado pela Comissão Europeia em 2022, os atributos mais valorizados na compra de um automóvel na União Europeia são: Segurança, 74%, Consumo, 67%, Preço, 65% e Estética, 58%, números que diferem um pouco da realidade portuguesa. Como se pode calcular, estes resultados podem variar dependendo do país ou região da União Europeia. Por exemplo, em países com um elevado custo de vida, como a Suécia ou a Dinamarca, o preço pode ser um atributo ainda mais importante.

Voltando a Portugal, quando questionados sobre a intenção de adquirir um novo automóvel este ano, a grande maioria dos inquiridos, 69%, referiu que não tenciona comprar carro em 2024. No entanto, se tivessem intenção de compra, 58,5% optava por um seminovo, sendo que a preferência recai sobre os automóveis híbridos com uma percentagem de 38%, enquanto 31% escolheria um veículo a Combustão e 29% um Elétrico.

Para Luís Rosa, Diretor Coordenador Nacional da DS Auto: “a segurança é o atributo que os portugueses mais valorizam na hora de adquirir um novo automóvel. Uma realidade que já tínhamos observado nos stands da nossa marca e que este estudo vem comprovar. No entanto, o consumo continua a ter também um grande peso na hora de decisão de compra, os inquiridos procuram um carro seguro, mas que também seja económico e seminovo. Os carros seminovos podem representar uma opção mais vantajosa para muitos consumidores, uma vez que continuam a cumprir com os requisitos de segurança, que tanto preocupam os inquiridos, visto os automóveis mais recentes estarem equipados com sistemas mais avançados e de maior proteção e, ainda, terem preços mais baixos que um automóvel totalmente novo.

Para além disso, um carro seminovo, quando adquirido num stand, certifica que o mesmo foi submetido a uma revisão meticulosa, comprovando que está em condições de ser vendido e apresenta uma garantia fundamental para a confiança de quem o compra, caso ocorra uma avaria inesperada no veículo”, disse.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)