Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

O mais aperfeiçoado dos Audi R8 faz a devida homenagem ao seu motor V10

By on 6 Outubro, 2022

Uma homenagem em jeito de despedida do motor V10, é como a Audi apresenta este R8 GT de tração traseira, que estará disponível numa edição limitada de apenas 333 unidades.

A Audi volta a relançar sigla ‘GT’ em conjunto com o R8, algo que já não fazia desde 2010, ainda com o modelo da geração anterior. Mas agora, este novo Audi R8 Coupé V10 GT RWD é a derradeira versão desde incrível modelo, que trouxe tantos fãs para a marca e que sempre deslumbrou os mais apaixonados pela tecnologia e pela mecânica.

O seu motor V10 atmosférico é um autêntico hino com as melodias que melhor nos soam aos ouvidos e que ainda tivemos oportunidade de ouvir por algumas vezes, mas surge aqui numa versão ainda mais otimizada, de forma a extrair todo o seu potencial em tom de despedida. São cerca de 620 os cavalos de potência oferecidos por este bloco de 5,2 litros, que passam em exclusivo para as rodas do eixo posterior com a ajuda de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com sete relações. E para aquele que passa a ser o modelo de tração traseira mais potente em toda a história da marca, está também disponível um sistema de vectorização de binário, que pode ser regulado em sete patamares de eficácia, com um comando existente no volante. Tudo para que a eficácia de uma deriva lateral possa ser controlada da melhor forma.

Com o objetivo de conseguir um peso de apenas 1.570 quilos, menos 20 que na versão Performance também de tração traseira, este R8 GT conta com jantes exclusivas de 20 polegadas, em conjunto com uns Michelin Sport Cup 2, um conjunto de travões carbo-cerâmicos, uma barra estabilizadora dianteira em plástico reforçado com fibra de carbono e assentos mais desportivos, também com um peso mais reduzido.

Para o distinguir dos restantes R8, está presente um novo logo ‘R8 GT’ pintado de negro na secção traseira, tal como todos os outros logos do Audi R8. E para dar ainda mais destaque às três cores que tem disponíveis para a carroçaria, está também presente um kit com elementos em carbono, que deixa a carroçaria com um visual muito mais desportivo e dinâmico.

A produção do Audi R8 Coupé V10 GT RWD está limitada a apenas 333 unidades e a chegada aos concessionários está prevista apenas para o próximo ano, com um preço anunciado em torno dos 225 mil euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)