Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

Novo VW T-Cross já está disponível para encomenda

By on 6 Dezembro, 2023

Os interessados no novo T-Cross da Volkswagen poderão já começar a fazer as suas encomendas. Com 1,2 milhões de unidades vendidas em três anos, o pequeno SUV da VW continua a conquistar. O design exterior do SUV foi aperfeiçoado e os novos faróis e farolins traseiros em LED são propostos de série. Além disso, o interior do modelo apresenta um novo tablier com superfícies de maior qualidade e uma nova geração de sistema de infotainment. As primeiras entregas estão planeadas para o primeiro trimestre de 2024. Preços a partir de 23.590 € (1.0 TSI 95 cv).

O novo T-Cross será proposto com dois eficientes motores a gasolina com turbocompressor (TSI). Estes debitam 95 cv e 115 cv, respetivamente. Estão disponíveis quatro linhas de equipamento: T-Cross, Urban e as duas versões topo de gama Style (mais elegante) e R-Line (de inspiração desportiva). As cores Amarelo Grape, Azul Clear e Vermelho Kings são novas.

O interior do T-Cross, com o seu conceito de funcionalidade, espaço organizado para até cinco pessoas, um banco traseiro que pode ser deslocado em 140 mm e uma bagageira extremamente flexível promete oferecer espaço suficiente apesar de ser compacto. Quando todos os bancos estão ocupados, o T-Cross oferece uma bagageira entre 385 e 455 litros de capacidade quando carregada até à altura do banco traseiro. E quando este é rebatido (divisão 60:40), cria-se uma área de carga plana com um volume de arrumação até 1281 litros (carregado até à altura dos encostos dos bancos dianteiros). Além disso, o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido de série (a partir da versão Urban). A área de carga contínua desde a traseira até à dianteira tem 2.398 mm de comprimento.

A Volkswagen aumentou significativamente a capacidade de carga no acoplamento de reboque do T-Cross de 55 para 75 kg. Estes 20 kg adicionais aumentam a carga máxima que pode atuar verticalmente sobre o acoplamento esférico amovível (opcional). O novo T-Cross oferece, assim, uma maior flexibilidade para rebocar um atrelado pesado.

O novo T-Cross está opcionalmente equipado com o Travel Assist4 para um maior controlo longitudinal e lateral do veículo. Dependendo do tráfego à frente e da velocidade permitida, o T-Cross pode controlar a velocidade do veículo com aceleração e travagem automáticas. Dentro dos limites do sistema, o Travel Assist também pode incluir limites de velocidade, curvas e rotundas nas suas intervenções de controlo. Ao mesmo tempo, o Lane Assist pode ajudar a manter o veículo na sua faixa de rodagem. O novo T-Cross pode também efetuar automaticamente manobras de “stop-and-go” quando equipado com a transmissão DSG.

As variantes de equipamento do T-Cross

A versão T-Cross1, significativamente melhorada, já inclui novos equipamentos como faróis LED (em vez de halogéneo), farolins traseiros LED, reconhecimento de sinais de trânsito, um Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0 polegadas) de diagonal, um ecrã do sistema de infotainment agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros. A versão T-Cross é propulsionada pelo motor TSI de 95 cv.

A versão Urban1 está posicionada acima da versão de entrada. Aqui, os novos detalhes de equipamento adicional incluem as jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. A potência do T-Cross Urban também é fornecida pelo motor TSI de 95 cv e TSI de 115 cv, este último com opção da caixa DSG.

As versões topo de gama Style2 e R-Line2 vêm agora equipadas de série com novas tecnologias como, por exemplo, os faróis IQ. LIGHT LED Matrix com funções de luz de curva e aptos para todas as condições climatéricas, disponíveis pela primeira vez no T-Cross. As novas funções de luz também incluem animações de boas-vindas e de despedida. Adicionalmente, ambos os modelos de topo incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico (“Manila” para o Style, “Valencia” para o R-Line), iluminação de fundo exterior, bem como grupos de luzes traseiras LED com funções dinâmicas de indicadores de mudança de direção e luzes de travão. O novo T-Cross Style transmite elegância e estilo, enquanto o T-Cross R-Line sublinha o seu caráter desportivo com os para-choques R-design.

O equipamento de infotainment melhorado dos dois modelos de topo inclui um ecrã tátil com uma diagonal de 23,4 cm (9,2 polegadas), o Digital Cockpit Pro de 25,4 cm (10 polegadas), Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto e uma interface para telemóvel.

Ambas as versões estão equipadas de série com o motor TSI 115 cv com transmissão DSG de sete velocidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)