Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Novo Vivaro: Opel apresenta o seu Comercial Ligeiro

By on 23 Janeiro, 2024

A Opel apresentou o seu novo Vivaro, o polivalente comercial ligeiro que irá tentar satisfazer as necessidades de empresas e não só. A lista de novidades é grande e esta nova proposta prentende ser o mais versátil possível.

Pela primeira vez, o Vivaro – tal como os outros modelos Opel – apresenta o inconfundível design dianteiro Opel Vizor, que se alonga até aos faróis LED opcionais. Com o novo Vivaro, a Opel continua a sua ofensiva de eletrificação, tornando-se mais moderno, mais sustentável e, acima de tudo, com maior autonomia. O novo Vivaro Electric oferece até 350 quilómetros de autonomia de condução sem emissões locais (de acordo com o WLTP1). Também única neste segmento é a “e-Power Take-off Unit”/“Unidade eTomada de Energia”, que pode ser utilizada para alimentar outros dispositivos elétricos

com energia da bateria de tração. O novo Vivaro também está disponível como um veículo

de transporte a pilha de combustível de hidrogénio, agora num nível mais avançado. Por

conseguinte, cada empresa pode optar pelo tipo de propulsão que preferir.

O novo Opel Vivaro Electric está disponível com uma bateria de 50 kWh ou 75 kWh. Com a bateria de 75 kWh, mais desenvolvida, a bordo, é possível uma autonomia de até 350 quilómetros (WLTP1

) sem paragens para carregamento, ou seja, mais 20 km do que anteriormente. Para garantir uma condução particularmente eficiente em termos energéticos, o Vivaro Electric dispõe de um sistema de travagem regenerativa que pode ser ajustado em três níveis de recuperação utilizando as patilhas de passagem de caixa atrás do volante. O veículo elétrico pode ser carregado rapidamente com o carregador de bordo de 11 kW, montado de série. Numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC, é necessária uma curta paragem de cerca de 38 minutos para a bateria de 50 kWh, e uma paragem de 45 minutos para a bateria de 75 kWh, de forma a carregar entre 5 a 80 por cento da capacidade da bateria.

O novo Vivaro Electric é alimentado por um motor elétrico de 100 kW/136 cv. O binário máximo de 260 Nm está disponível desde o primeiro toque no acelerador, permitindo que o furgão sem emissões locais acelere rapidamente até uma velocidade máxima de 130 km/h. Dependendo das suas preferências, os condutores podem escolher entre três modos de condução: Normal, Eco e Power.

Para os que pretendem uma condução zero emissões locais e um “reabastecimento” ainda mais rápido, a Opel irá oferecer, no futuro, o Vivaro HYDROGEN, agora mais desenvolvido. O veículo a pilha de combustível tem uma autonomia de mais de 400 km (WLTP1 ) e pode ser reabastecido com hidrogénio em apenas alguns minutos.

Motores diesel altamente eficientes com potências entre 88 kW/120 cv e 130 kW/177 cv completam

a gama.

A gama de variantes de carroçaria é tão ampla como a de grupos propulsores: o novo Vivaro está disponível em dois comprimentos (4,98 m e 5,33 m), nas versões furgão de caixa fechada, crew cab (cabine dupla) e chassis-plataforma para adaptação a diversos formatos de carroçaria. Consoante a versão, o novo Vivaro oferece até 6,6 metros cúbicos de volume de carga e 1,4 toneladas de carga útil.

O novo Opel Vivaro já está disponível para encomenda: no caso da nova versão Vivaro Electric, os preços começam nos 36 543,35 euros (sem IVA); na versão furgão, generosamente equipada, com um eficiente motor Diesel, os preços começam nos 31 895 euros (IVA incluído).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)