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Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

By on 15 Fevereiro, 2024

A Škoda atualizou as versões hatchback e estate do icónico Octavia, o seu modelo mais vendido com mais de 7 milhões de unidades comercializadas. Uma aposta forte da marca, com um dos seus best-sellers.

Na primavera de 1959, a Škoda iniciou a produção do seu oitavo modelo do pós-guerra em Mladá Boleslav. Daí o nome “Octavia” – significa “o oitavo” em latim. Foi também o oitavo modelo da Škoda a vir com suspensão independente avançada a toda a volta e o último a ser construído numa estrutura de chassis com um tubo de suporte central. O Octavia original era derivado do popular Škoda 440, mas apresentava um eixo dianteiro moderno com molas helicoidais, bem como outras atualizações técnicas e visuais. O seu motor de quatro cilindros tinha uma cilindrada de 1,1 litros e produzia 40 CV (29,4 kW), transmitidos às rodas traseiras através de uma caixa de quatro velocidades e permitindo uma velocidade máxima de 110 km/h. O Octavia Super tinha um motor de 1,2 litros que produzia 45 cv (33 kW). Em setembro de 1960 foi lançado o Octavia carrinha com uma porta traseira dividida horizontalmente. No total, foram produzidos 360.000 veículos.

A quarta geração do veículo recebeu uma atualização visual, incluindo uma grade Škoda atualizada, e novos faróis de LED Matrix de segunda geração. Os clientes beneficiam de equipamentos padrão mais abrangentes, como um Display Digital de 10 polegadas ou Climatronic de zona dupla. Além disso, o uso de materiais sustentáveis no interior do carro aumentou. Novos sistemas de segurança e assistência aprimoram a segurança ativa e passiva, e uma nova estrutura de gama oferece opções adicionais de personalização.

O novo logótipo bidimensional da Škoda e a inscrição na tampa traseira do novo Octavia refletem a identidade atualizada da Škoda. As versões hatchback e estate estão disponíveis em quatro níveis de acabamento – SE Technology, SE L, SportLine e vRS. O comprimento total do hatchback e da carrinha foi aumentado em nove milímetros para 4.698 milímetros. As entradas de ar inferiores, as Cortinas de Ar e as transições para os arcos das rodas dianteiras foram redesenhadas, conferindo ao carro uma aparência mais dinâmica. Além disso, os designers ajustaram as laterais da grade Škoda para combinar com a altura dos novos faróis.

Novas adições à gama de rodas incluem rodas de liga leve prateadas de 16 polegadas Matar e rodas aero pretas e brilhantes de 17 polegadas Slagard, disponíveis para o Octavia Sportline. Outras opções incluem as rodas de 18 polegadas Lerna e as rodas vRS específicas de 19 polegadas Elias em prata brilhante ou antracite com acabamentos Aero pretos. A paleta de cores do Octavia inclui três cores sólidas e sete metálicas, com a cor verde Hyper exclusiva para os modelos Sportline e vRS e a cor laranja Phoenix exclusiva para a Octavia Estate.

O Octavia atualizado vem com equipamento padrão ainda mais abrangente, incluindo um display de infotainment central de 10 polegadas em combinação com um Display Digital de 10 polegadas. Pela primeira vez na série, um display de 13 polegadas está disponível como opção. O assistente de voz Laura agora inclui o chatbot baseado em IA ChatGPT como padrão, introduzindo novas capacidades que vão além dos comandos de voz anteriores.

Um sistema Climatronic de zona dupla agora é padrão em todos os modelos, e a partir do nível de acabamento Selection, o interior inclui uma Phone Box de 15 watts. Isso oferece carregamento rápido por indução de smartphones, bem como uma função de resfriamento. As portas USB-C agora fornecem uma saída de 45 watts, três vezes mais potência de carregamento do que antes. Pela primeira vez no Octavia, o sistema de acesso ao veículo sem chave Kessy aprimorado desbloqueia ou trava automaticamente o veículo assim que o motorista entra ou sai de uma área dentro de 1,5 metros do carro enquanto estiver com a chave.

O Octavia da Škoda está disponível com uma variedade de motores de quatro cilindros avançados – quatro unidades a gasolina e dois a diesel. As potências variam de 116 PS (85 kW) nas duas variantes de entrada até 265 PS (195 kW) no Octavia vRS. O motor 2.0 TSI com 204 PS (150 kW) será lançado posteriormente e virá com tração nas quatro rodas como padrão.

Tipo de Motor Potência Torque [Nm] Tração Transmissão
Gasolina
1.5 TSI/116 PS 116 PS 220 FWD Manual de 6 velocidades
1.5 TSI/116 PS mHEV 116 PS 220 FWD Automático de 7 velocidades
1.5 TSI/150 PS 150 PS 250 FWD Manual de 6 velocidades
1.5 TSI/150 PS mHEV 150 PS 250 FWD Automático de 7 velocidades
2.0 TSI/204 PS (2025) 204 PS 320 AWD Automático de 7 velocidades
2.0 TSI/265 PS 265 PS 370 FWD Automático de 7 velocidades
Diesel
2.0 TDI/116 PS 116 PS 300 FWD Manual de 6 velocidades
2.0 TDI/150 PS 150 PS 360 FWD Automático de 7 velocidades

A linha de unidades motrizes do Octavia começa com um motor a gasolina 1.5 TSI e um diesel 2.0 TDI, cada um com 116 PS (85 kW) de potência e uma caixa manual de 6 velocidades. Assim como a versão 1.5 TSI com 150 PS (110 kW), o motor a gasolina de entrada de gama está opcionalmente disponível com tecnologia mild-hybrid e DSG. A energia recuperada durante a travagem é armazenada numa bateria de iões de lítio de 48 volts, usando um alternador gerador de 48 volts refrigerado a água. Isso suporta o motor de combustão interna com um aumento de energia elétrica ou permite que o Octavia deslize com o motor completamente desligado. Quando menos potência é necessária, os motores 1.5 TSI podem desligar dois cilindros usando a desativação de cilindros ativa ACT+ para reduzir o consumo de combustível. O turbocompressor apresenta geometria de turbina variável e eficiência térmica superior. O motor a gasolina topo de gama no Octavia vRS agora produz 265 PS (195 kW) – 20 PS (15 kW) a mais do que antes.

O Škoda Octavia RS atualizado vem exclusivamente com o motor 2.0 TSI com 265 cv (195 kW), um aumento de 20 cv (15 kW) em relação ao antecessor. Produz 370 Nm de binário e está sempre acoplado a uma transmissão automática DSG de 7 velocidades. A suspensão desportiva de série é rebaixada em 15 milímetros e, juntamente com a direção progressiva e o diferencial de deslizamento limitado VAQ controlado eletronicamente, assegura uma excelente tração e dinâmica de condução em qualquer situação. As versões Octavia vRS apresentam agora escapes desportivos genuínos com tubos de escape pretos de série. O novo software do motor suporta o som potente dos automóveis. Aumenta as rotações do motor no arranque e proporciona ainda mais prazer ao conduzir no modo Sport.

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