Aceman: O crossover elétrico da MINI
Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta

Novo Safety Car da Fórmula E mostra o que podemos esperar do futuro elétrico dos Mini John Cooper Works

By on 30 Março, 2021

A Mini revelou aquele que será o Safety Car da Fórmula E, o Mini Electric Pacesetter. Tal como pode ver na galeria em cima, é uma versão inspirada nos desportivos John Cooper Works. “O Mini Electric Pacesetter inspirado no JCW dá, pelo menos, um passo à frente e combina o carácter de performance da marca John Cooper Works com a mobilidade elétrica. Esta versão extrema do Mini Electric foi desenvolvida como Safety Car para a Fórmula E, portanto, não se destina ao uso em vias públicas. Contudo, revela um dos rumos que poderíamos seguir com a eletrificação da marca JCW. Para mim, a mensagem é clara: eletrificação e John Cooper Works são uma boa opção”, afirma Bernd Körber, diretor da Mini.

Ou seja, apesar de não confirmarem uma possível versão de estrada inspirada no Safety Car, revelam que este carro é uma espécie de “preview” do que podemos esperar no futuro eletrificado dos desportivos da Mini que, segundo as expectativas, deve chegar ainda na atual geração de modelos da marca britânica.

Quanto ao Safety Car, temos a motorização elétrica utilizada no Cooper SE. Falamos de um motor elétrico que debita 184 cv e 270 Nm de binário. No entanto, recebe várias melhorias ao nível de chassis e a carroçaria mais agressiva semelhante ao Mini John Cooper Works GP. A marca britânica revela ainda que o Pacesetter pesa menos 130 kg do que o Mini Cooper SE (1280 kg) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)