Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
PIRELLI AMPLIA GAMA ELECT COM DOIS NOVOS PNEUS P ZERO PARA O PORSCHE TAYCAN

Novo Porsche Taycan Turbo GT: Mais de 1000CV, no mais potente de sempre da marca

By on 11 Março, 2024

A Porsche expandiu a sua gama de produtos com os novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach.

O último é projetado para circuito, eliminando os bancos traseiros para melhorar a relação peso-potência. O que isto significa? O Porsche de Produção mais potente de sempre.

Ambas as versões podem oferecer mais de 1.100 CV de potência máxima, utilizando medidas de construção de baixo peso e aerodinâmica para elevar a dinâmica de condução. O uso de um inversor mais potente e eficiente no eixo traseiro, feito de carboneto de silício, é uma das inovações.

Recordes provam a performance

O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach estabeleceu recordes impressionantes, tornando-se o veículo elétrico de produção em série mais rápido no Weathertech Raceway Laguna Seca e registando uma volta recorde no Nürburgring. Com um tempo de 1:27.87 min em Laguna Seca e 7:07.55 min no Nordschleife, o piloto Lars Kern demonstrou o desempenho excecional do Taycan Turbo GT.

Além disso, o modelo apresenta o Attack Mode, oferecendo até 120 kW (160 CV) de potência adicional por 10 segundos para uma performance ainda mais intensa. Esta função é ativada facilmente através de um botão no volante ou da patilha do volante do lado direito, facilitando o uso em circuitos. Com esses impressionantes feitos, o Taycan Turbo GT se destaca como um veículo adaptado às necessidades de um piloto de competição.

Equipados com um inversor mais potente, ambos os modelos têm uma potência de 580 kW (778CV), que pode aumentar para 760 kW (1020 CV) em overboost com o Launch Control, ou até 815 kW (1092CV) por dois segundos. O Taycan Turbo GT pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,3 segundos, ou 2,2 segundos com o Pacote Weissach, sendo até duas décimas de segundo mais rápido que o Taycan Turbo S. A diferença na aceleração até aos 200 km/h é ainda maior, com o novo topo de gama sendo até 1,3 segundos mais rápido que o Taycan Turbo S.

Os inversores utilizados nos modelos Taycan Turbo GT fornecem mais potência e binário, utilizando carboneto de silício para maior eficiência. Nas duas versões o binário máximo é de até 1.340 Nm. A autonomia dos modelos Taycan Turbo GT é de até 555 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Mais performance com menos peso e mais aerodinâmica

A Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S, utilizando medidas inteligentes de construção de baixo peso. A fibra de carbono é amplamente utilizada, incluindo nos frisos dos pilares B, molduras dos espelhos retrovisores e inserções das saias laterais, além das bacquets em CFRP e supressão da função “soft close” da bagageira.

O modelo também inclui o pacote dinâmico de série, que apresenta suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT e pneus de Verão Performance montados em jantes forjadas de 21 polegadas. Os travões cerâmicos de baixo peso são de série, otimizados do ponto de vista do peso, com alterações de design que reduzem o peso do veículo em mais de dois quilos. As pinças de travão são pintadas na cor exclusiva Ouro Vitória.

A Porsche projetou um spoiler dianteiro com aeroblades e uma asa adaptativa com “Gurney flap” em carbono brilhante exclusivamente para o Taycan Turbo GT. Os faróis em LED Matrix são padrão, mas podem ser atualizados para os faróis em LED HD-Matrix como uma opção sem custo adicional. O perfil lateral apresenta diversos componentes em fibra de carbono, enquanto os frisos das janelas laterais são pintados em Preto (brilhante).

Pacote Weissach

O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach é ainda mais aprimorado. Com medidas adicionais de aerodinâmica e construção de baixo peso, este modelo é ainda mais focado na performance. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos, o que o torna este modelo de dois lugares um décimo de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo GT. A velocidade máxima é de 305 km/h ao invés de 290 km/h.

As medidas aerodinâmicas adicionais incluem elementos defletores de ar na parte inferior da carroçaria e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o Pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa com acabamento em carbono. Nesta versão a downforce total é de 220 kg. O logótipo “Weissach package” está presente nas laterais da asa traseira. O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach tem ainda disponível em exclusivo como opcional a inclusão de faixas em Azul Volt, Preto ou Preto (mate). Esta personalização acentua ainda mais o carácter desportivo. O design pode ser combinado com o conjunto de películas em Preto.

A remoção de todo o equipamento que não é necessário para a condução em circuito permitiu reduzir cerca de 70 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o Pacote Weissach. Em vez do habitual sistema de bancos traseiros, existe um revestimento em carbono de baixo peso, feito à medida, com um compartimento de arrumação atrás dos bancos do condutor e passageiro dianteiro.

O relógio analógico do Pacote Sport Chrono, geralmente localizado no topo do tablier, também é dispensado, bem como os tapetes para os pés e da bagageira. É também utilizado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach apenas tem uma entrada de carregamento no lado do passageiro com funcionamento manual. Os vidros especiais com isolamento acústico e térmico e o Pacote de Som Plus também permitem poupar peso. Este último não conta com altifalantes atrás e substitui o sistema de som BOSE® Surround Sound.

O Pacote de interior GT com elementos em Race-Tex em Preto é oferecido de série. O no lado do passageiro dianteiro está presente o logótipo ‘Weissach Package’. Os pacotes de interior em Azul Volt e em Prata GT também estão disponíveis para esta versão. Os pespontos em cor de contraste completam a gama de opções de personalização.

Por fim, o preço dos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach começam nos 252.795 euros. As primeiras entregas do Taycan Turbo GT estão programadas para a primavera.

Taycan Turbo GT

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 21,6 – 20,7 kWh/100 km; Emissões de CO2 em combinado: 0 g/km; Autonomia elétrica combinada: 528 – 554 km; Autonomia em cidade: 638 – 677 km

Taycan Turbo GT com Pacote Weissach

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 21,3 – 20,6 kWh/100 km; Emissões de CO2 em combinado: 0 g/km; Autonomia elétrica combinada: 538 – 555 km; Autonomia em cidade: 673 – 699 km

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)