PIRELLI AMPLIA GAMA ELECT COM DOIS NOVOS PNEUS P ZERO PARA O PORSCHE TAYCAN
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Novo Porsche Taycan: A procura pela perfeição deu mais um passo

By on 12 Fevereiro, 2024

São muitas as novidades do novo Porsche Taycan. A nova proposta da Porsche recebeu uma atualização significativa, abrangendo diversos aspetos do veículo desportivo elétrico, que agora oferece mais potência e autonomia, acelerações mais rápidas e tem capacidade de carga mais eficiente e estável. Além disso, a Style Porsche refinou o design e introduziu maior diferenciação nas versões Turbo. Todas as variantes do Taycan vêm com uma lista de equipamentos de série ainda mais abrangente e são equipadas com a mais recente geração do Porsche Driver Experience, apresentando um conceito de controlo aprimorado. O renovado Taycan chega aos Centros Porsche na primavera de 2024.

Durante o processo de preparação para a produção em série, os engenheiros de desenvolvimento e pilotos de teste da Porsche percorreram mais de 3,6 milhões de quilómetros a bordo de unidades de teste camufladas, visando aprimorar o primeiro automóvel desportivo elétrico da marca. Até o momento, a Porsche já produziu quase 150.000 unidades do Taycan.

As três variantes de carroçaria do novo Taycan apresentam várias alterações – a berlina Taycan, o Taycan Cross Turismo, que está disponível com o Pacote Offroad, e o desportivo Taycan Sport Turismo. As três carroçarias estão disponíveis com quatro opções de motorização, com variantes de tração traseira e integral.

Um pedal do acelerador mais “magico”

Há muito mais “sumo” para extrair deste novo Taycan. Nas berlinas Taycan e Taycan Turbo S o 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,8 segundos e 2,4 segundos, respetivamente. Isso representa uma melhoria de 0,6 e 0,4 segundos em comparação com seus predecessores. Com a nova função Push-to-Pass disponível no Pacote Sport Chrono, os condutores podem ativar um aumento de até 70 kW de potência, dependendo do modelo, durante 10 segundos, através de um botão. Esta melhoria na aceleração é geralmente resultado de um aumento na potência do sistema. Por exemplo, o Taycan base agora oferece um aumento de 60 kW em comparação com o modelo anterior.

No caso do Taycan Turbo S, o aumento é ainda mais substancial, com 140 kW adicionais disponíveis com o Launch Control. Isso significa que o modelo de topo pode alcançar uma potência máxima de 700 kW/952 CV. Mais potência, mas também mais autonomia, pois consoante a versão de carroçaria e do motor, a autonomia WLTP aumentou para até 678 quilómetros, um aumento de 175 km ou 35%. E para ajudar nas viagens longas, os carregamentos tornaram-se agora mais rápidos ainda.

Suspensão pneumática adaptativa de série

Todas as versões do Taycan atualizado estão equipadas de série com suspensão pneumática adaptativa. A nova suspensão Porsche Active Ride está disponível como opcional para as versões de tração integral. Este sistema oferece uma diferenciação entre o conforto e a dinâmica de condução.

A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração a partir de velocidades elevadas aumentou em 30%, indo de 290 para 400 kW. Todas as variantes do veículo agora vêm equipadas de série com jantes otimizadas aerodinamicamente e pneus de baixa resistência ao rolamento. As novas jantes e pneus de 21 polegadas foram especialmente desenvolvidos para atingir este objetivo.

Equipamento que não desilude

Agora, fazem parte do equipamento de série a Iluminação ambiente, ParkAssist com câmara de marcha-atrás, espelhos retrovisores exteriores com rebatimento elétrico e com iluminação, bancos dianteiros aquecidos, Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), bomba de calor com um novo sistema de refrigeração, espaço para smartphone com carregamento sem fios, entradas de carregamento elétrico do lado do condutor e do passageiro dianteiro, seletor de modos de condução e Power Steering Plus.

As versões-base do Taycan estão agora equipados de série com suspensão pneumática adaptativa e proteções das soleiras das portas em alumínio. Para além do equipamento atualizado, a especificação melhorada do produto inclui uma bateria com maior capacidade, mas com um peso reduzido.

Os novos faróis dispõem da tecnologia HD-Matrix de alta resolução e agora também exibem o típico design de luzes de quatro pontos à noite. O logótipo Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional. Pela primeira vez, está disponível uma versão iluminada com animação de boas-vindas e de despedida.

Preços:

Taycan – €107 499

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 16,7 – 20,7 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 503 – 678 km; Autonomia em cidade: 569 – 821 km

Taycan 4S – €127 265

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 17,7 – 20,9 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 474 – 642 km; Autonomia em cidade: 528 – 705 km

Taycan Turbo- €184 172

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,0 – 20,5 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 557 – 630 km; Autonomia em cidade: 607 – 683 km

Taycan Turbo S – €220 695

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,0 – 20,5 kWh/100 km;Autonomia elétrica combinada: 558 – 630 km; Autonomia em cidade: 612 – 691 km

Taycan 4 Cross Turismo – €120 128

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,7 – 22,0 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 517 – 613 km; Autonomia em cidade: 588 – 693 km

Taycan 4S Cross Turismo – €133 166

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,8 – 22,0 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 517 – 610 km; Autonomia em cidade: 588 – 690 km

Taycan Turbo Cross Turismo – €185 693

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 19,1 – 22,0 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 515 – 597 km; Autonomia em cidade: 585 – 668 km

Taycan Turbo S Cross Turismo – €222 216

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 19,1 – 22,0 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 516 – 596 km; Autonomia em cidade: 589 – 675 km

Taycan Sport Turismo – €108 465

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 17,6 – 20,9 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 477 – 650 km; Autonomia em cidade: 553 – 808 km

Taycan 4S Sport Turismo – €128 292

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,5 – 21,8 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 449 – 616 km; Autonomia em cidade: 512 – 693 km

Taycan Turbo Sport Turismo – €185 186

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,8 – 21,6 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 528 – 606 km; Autonomia em cidade: 590 – 672 km

Taycan Turbo S Sport Turismo – €221 709

WLTP: Consumo de eletricidade em combinado: 18,9 – 21,5 kWh/100 km; Autonomia elétrica combinada: 529 – 604 km; Autonomia em cidade: 594 – 678 km

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)