Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta

Novo Porsche Macan chega dia 25 de janeiro

By on 22 Janeiro, 2024

A Porsche vai apresentar esta semana o seu novo Macan 100% elétrico. A segunda geração do bem-sucedido SUV será apresentada em Singapura, Michael Mauer, Vice President Style Porsche, oferece uma visão do processo de design antes da apresentação.

Apesar de 100% elétrico, a Porsche decidiu não diferenciar de forma muito vincada o modelo elétrico, dos modelos a combustão, , explica Mauer. O responsável pelo design acredita que esta premissa também é reconhecível no primeiro SUV elétrico desenvolvido pelo construtor de automóveis desportivos de Estugarda: “o novo Macan é claramente um Porsche e um Macan. Foram mantidas as proporções que definem o que um automóvel desportivo deste segmento representa para a Porsche. O design foi aprimorado tanto no interior como no exterior – o novo modelo tem uma atitude ainda mais desportiva e dinâmica”

A mudança de um motor a combustão para uma motorização totalmente elétrica no Macan representou um desafio para equipa Style Porsche, contudo, ofereceu novas oportunidades. A motorização elétrica oferece novos níveis de flexibilidade, mas impõe desafios: “a remoção do bloco do motor permite-nos realçar deforma diferenciadora o capot. Ao mesmo tempo, a bateria continua a ser um componente bastante grande que requer muito espaço e pode perturbar a relação largura/altura que o define. E, claro, a aerodinâmica desempenha um papel importante em termos da autonomia de um automóvel desportivo elétrico”. O sucesso da colaboração entre designers e engenheiros aerodinâmicos é evidente num único número: com o coeficiente aerodinâmico de 0,25, o Macan elétrico é um dos SUV mais aerodinâmicos do mercado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)