Polestar 3: Fabricação inicia-se na China e expansão para os EUA está a caminho
Polestar 3: Testes bem-sucedidos em tempo quente

Novo Polestar 3: elevar a fasquia

By on 20 Setembro, 2023

Custa a partir de 94.900€, é o primeiro e novíssimo SUV da Polestar. É um imponente SUV elétrico com um design distinto e características de topo. Estreia um novo perfil aerodinâmico pouco visto nos SUV, em que foi dada grande ênfase à otimização aerodinâmica com a inclusão de uma asa dianteira integrada no capot e outra integrada no spoiler traseiro, tudo em prol da eficiência aerodinâmica.

As primeiras entregas estão previstas para o 2º trimestre de 2024.

O Polestar 3 é um automóvel com uma autonomia que pode ir até aos 560 Km, carrega em 30 minutos, faz 4.7s dos 0-100 Km/h, tem uma potência de 517 cv, binário de 910 Nm, no Long Range Dual Motor com Pack Performance. No Long range Dual motor, a potência é de 489 cv, o binário 840 Nm, a aceleração 0-100 Km 5,0s e a autonomia pode ir até aos 610 Km. A tração é integral, o motor tem sistema de vetorização de binário, onde é monitorizada a rotação das rodas e redistribuída ativamente a potência para a roda com mais aderência.

O resultado é uma aceleração mais rápida, maiores velocidades de curva e melhor tração em piso escorregadio.

O Polestar 3 surge com um design mais ‘arredondado’ que os seus irmãos Polestar 1 e 2, com uma silhueta elegante, superfícies esculpidas, detalhes discretos e aerodinâmica otimizada para um visual bem elegante.

A altura interior foi maximizada, a linha de tejadilho é baixa, é um SUV bem diferente do que estamos habituados a ver.

Os elementos técnicos de design estão integrados no exterior, trabalhando em conjunto para uma maior eficiência aerodinâmica. O spoiler dianteiro aerodinâmico prende o ar ao capot, permitindo um fluxo mais suave e reduzindo a acumulação de alta pressão, na dianteira do carro, acelerando esse processo, sendo que o defletor traseiro de ar aumenta a força descendente e a estabilidade a mais alta velocidade, ao mesmo tempo que evita turbulências. Entre o que foi pensado na turbulência que os SUV normalmente geral na frente e na traseira, o Polestar 3 sai a ganhar a esse nível. Os spoilers traseiros aerodinâmicos rompem deliberadamente o ar para assegurar uma libertação mais suave da lateral do veículo.

Utilizando câmaras para identificar outros utilizadores da via pública e objetos no trânsito, os faróis Megapixel HD LED adaptam constantemente a distribuição de luz ao meio envolvente do automóvel. Os 1,3 milhões de píxeis de cada farol protegem do encandeamento os veículos a circular em sentido contrário e precedentes, reduzindo também o reflexo de sinais de trânsito, ao concentrar o feixe onde é necessário.

Os espelhos retrovisores das portas estão inseridos num design sem moldura, o que significa mais reflexo e menos obstrução. O design de espelho até à extremidade permite uma caixa de espelho 30% mais pequena que otimiza a visão do condutor e contribui para uma maior eficiência aerodinâmica.

No interior, minimalismo escandinavo e um sistema de som Bowers & Wilkins, para uma experiência sonora de elevado nível. Os bancos foram rebaixados, e o seu ajuste faz-se com um muito bem pensado joystick lateral que faz tudo o que noutros automóveis é preciso vários comandos ou botões.

Em vez de um banco, o Polestar 3 conta com três bancos atrás, oferecendo o mesmo apoio e conforto que os bancos dianteiros. Além disso, o piso totalmente plano oferece espaço adicional para as pernas, garantindo espaço pessoal suficiente, independentemente do lugar onde estiver sentado.

Os mostradores digitais e os comandos do automóvel oferecem uma visão moderna da informação ao condutor sem comprometer a sua intuitividade, num ‘tablet’ de 14.5″que parece ser o que temos lá em casa, com todas as Apps Google a que estamos habituados, se ‘vivermos’ no mundo android,

Há muito mais para dizer sobre o carro, para já aqui fica o essencial.

Para Miguel Pinto, Managing Diretor da Polestar Portugal: “É com orgulho e satisfação que apresentamos o nosso primeiro SUV no País. O Polestar 3 tem um potencial enorme em Portugal, onde os modelos SUV conquistam cada vez mais clientes. A autonomia, o design, o conforto e a performance do nosso automóvel elevam a fasquia deste segmento e vão colocar este modelo como referência nesta nova era elétrica.”

Ficha técnica

Desempenho nominal e consumo de combustível

Velocidade máxima 210 km/h

Aceleração 0-100 km/h 5 s

Autonomia eléctrica WLTP 610 km

Número de portas 5

Comprimento 4900 mm

Largura 1.968 mm

Altura 1.614 mm

Distância entre eixos 2.985 mm

Peso 2.584 kg

Volumes da bagageira 484 – 1.411 litros

Número de lugares sentados 5

Dimensões fora de estrada

Distância ao solo 201 mm

Resumo do grupo motopropulsor

Potência máxima 489 cv / 360 kW

Binário máximo 840 Nm

Bateria

Tipo Depósito de iões de lítio

Capacidade 111 kWh

Capacidade máxima de recarga em CC 250 kW

Potência máxima de recarga em CA 11 kW

Tempo total de recarga a 11 kW 11 h

Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 30 min (250 kW)

Transmissão Tração às quatro rodas

Caixa de velocidades Automática

Chassis

Estrutura da suspensão dianteira Paralelogramo deformável

Mola da suspensão dianteira Mola pneumática

Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável

Mola da suspensão traseira Mola helicoidal

Barra estabilizadora dianteira Sim

Barra estabilizadora traseira Sim

Tipo de travões dianteiros e traseiros Discos ventilados

Direção

Tipo cremalheira e pinhão

Tipo de assistência Eléctrica

Círculo de viragem entre passeios 11,8 m

Pneus dianteiros 265/45 R21

Pneus traseiros 295/40 R21

Jantes dianteiras x 21

Jantes traseiras x 21

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)