Ferrari 12Cilindri: A tradição ainda é o que era
PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE

NOVO PNEU P ZERO DA GAMA COLLEZIONE PARA O FERRARI ENZO

By on 9 Maio, 2024

O novo pneu enriquece a oferta da Pirelli para a Ferrari Classic, reforçando a relação, com mais de 70 anos, entre dois grandes nomes italianos.

Milão, 8 de maio de 2024 – A Pirelli e a Ferrari continuam a fortalecer a sua relação, com mais de 70 anos, com o objetivo de manter a aparência atemporal dos clássicos da marca do “Cavallino Rampante” nas estradas com o máximo de segurança e eficiência. Um novo P Zero Corsa System, em duas medidas distintas, dedicado a Ferrari Enzo, junta-se à gama Pirelli Collezione, gama de pneus que equipa os mais icónicos modelos ‘oldtimer’ e ‘youngtimer’. Os pneus para o “Enzo” enriquecem o catálogo Ferrari Classic da Pirelli, com dois novos pneus P Zero que se juntam aos dois já disponíveis para o Ferrari F40 e F50: outros dois supercarros históricos de Maranello.

P ZERO CORSA SYSTEM PARA O FERRARI ENZO

Para o Ferrari Enzo, um desportivo extremo lançado em 2002, a Pirelli criou um novo P Zero Corsa System nas medidas 245/35 R19 para o eixo dianteiro e 345/35 R19 para o eixo traseiro. Como todos os pneus da gama Collezione, este produto possui um aspeto idêntico ao pneu original, mas conta agora com as tecnologias e materiais mais modernos. O novo produto possui uma estrutura específica para garantir a máxima estabilidade a altas velocidades e em curva, permitindo igualmente uma utilização em pista. Os dois desenhos diferentes da banda de rodagem, direcional para o eixo frontal e assimétrico para o eixo traseiro contribuem ainda para reduzir possíveis situações de aquaplanagem. O novo pneu foi testado com pilotos da Ferrari, que redescobriram o mesmo carácter desportivo da época, agora aliado a uma maior segurança e fiabilidade graças à utilização dos compostos mais atuais.

Os pneus P Zero Corsa System, da linha Collezione, também estão disponíveis para o Ferrari F50, descrito na época como o carro de estrada mais próximo de carro de Fórmula 1 que Maranello já construiu, nas medidas 245/35 R18 para a dianteira e 335/30 R18 para a traseira.

P ZERO PARA O FERRARI F40

O F40, antecessor do F50 e do Enzo, foi o primeiro carro produzido em massa a usar o Pirelli P Zero como equipamento original em 1987. Desenvolvido especificamente para essa viatura, este pneu trouxe algumas inovações importantes: uma jante de 17 polegadas , inédito para um carro de estrada, diferentes medidas na dianteira e na traseira e uma tecnologia dedicada a um carro que atingia velocidades máximas superiores a 300 km/h. Agora, uma versão do P Zero, dedicada ao F40, está disponível na linha Pirelli Collezione nas medidas 245/40 R17 para a dianteira e 335/35 R17 para a traseira. Entre as principais novidades desta versão está o lettering na lateral do pneu que nos faz lembrar o lettering original.

PIRELLI P ZERO: DESEMPENHO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Desde o Ferrari F40 até aos supercarros de última geração, a gama P Zero tem sido uma constante. Conta uma história de inovação e tecnologia que está ligada aos carros mais prestigiados e de desempenho extremo das últimas quatro décadas e ao automobilismo, começando pela Fórmula 1: um laboratório ao ar livre que permite a transferência de tecnologia das pistas para as estradas. Ao longo do tempo, a gama evoluiu de acordo com as necessidades do mercado automóvel, que se tem interessado cada vez mais pela performance, segurança e sustentabilidade, e que agora inclui a mobilidade elétrica. A marcação Elect da Pirelli, que identifica pneus produzidos especificamente para carros elétricos, fez sua estreia num P Zero, em 2019.

A família foi recentemente renovada com três novos modelos apresentados no Goodwood Festival of Speed 2023: o P Zero E, o P Zero R e o P Zero Trofeo RS. Todos estes pneus foram desenvolvidos com a abordagem “Eco-Safety Design” da Pirelli: uma metodologia que utiliza materiais inovadores, bem como ferramentas como a virtualização, derivada da experiência da empresa no automobilismo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)