O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos

Novo Mercedes-EQ Lounge, o novo espaço sustentável da marca localizado na Nazaré

By on 21 Abril, 2021

A Mercedes-Benz, tal como grande parte dos fabricantes de automóveis, está a caminhar para a neutralidade carbónica, não só nos seus veículos, mas também nos seus estabelecimentos. A pensar nisso, a marca alemã lançou em Portugal um novo espaço sustentável denominado Mercedes-EQ Lounge, um projeto que tem o surfista Garrett McNamara como um dos principais impulsionadores. Localizado na Nazaré, o edifício foi restaurado com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória da Nazaré.

A componente energética privilegia a utilização de energias renováveis, enquanto as águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas – águas estas produzidas pelo edifício.

A pensar nos últimos lançamentos da marca, como é o caso do Mercedes-Bem EQA, o Lounge conta com quatro postos de carregamento. O novo espaço tem um caráter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior.

Ambition 2039

O novo Mercedes-EQ Lounge está interligado com a estratégia “Ambition 2039”. Esta pretende que todos os veículos novos do portfólio da marca sejam neutros em emissões de carbono até 2039. Já no início da próxima década (2030), a Mercedes espera que a maioria de veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam elétricos ou híbridos plug-in.

Para tal, a Mercedes-Benz compromete-se a aumentar a oferta 100% elétrica da gama. Para tal, já foi lançado no decorrer do presente ano o novo EQA, enquanto já assistimos à apresentação dos novos EQS e EQB. Até ao final do presente ano a casa alemã vai ainda dar a conhecer o novo EQE. A Mercedes vai também continuar a expandir a gama de híbridos plug-in através do lançamento de um total de 30 versões com este tipo de motorização até ao final de 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)