KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Novo Kia Picanto: Pequeno mas irreverente

By on 4 Julho, 2023

A Kia apresento a nova versão do seu Kia Picanto, o pequeno citadino agora com um visual repensado e mais moderno. A pinta do novo Kia apresenta agora as linhas usadas nos novos modelos da marca coreana, algo que o Picanto já pedia há algum tempo. Mas há novidades por dentro e por fora.

O novo Picanto terá duas motorizações à escolha: um motor a gasolina de 1,0 litros ou de 1,2 litros. Os motores de aspiração natural dispõem de linhas de recirculação dos gases de escape melhoradas e de uma regulação otimizada das válvulas de admissão. Além disso, cada motor proporciona um melhor arrefecimento da câmara de combustão graças a novos melhoramentos efetuados neste domínio.

Ambos os motores accionam as rodas dianteiras através de uma transmissão manual de cinco velocidades (5MT) ou através da Transmissão Manual Automatizada (AMT) da Kia, que se baseia numa transmissão manual de cinco velocidades com atuadores de embraiagem e de mudança de velocidades para automatizar as respetivas funções. A AMT oferece o melhor de dois mundos: combina a eficiência de combustível de uma transmissão manual convencional com a comodidade de uma transmissão automática sem complicações que torna o trânsito urbano muito mais confortável.

No que diz respeito ao interior, o novo Picanto vem equipado de série com um sistema de navegação com ecrã tátil “flutuante” de 8,0 polegadas e um ecrã digital de alta resolução de 4,2 polegadas no painel de instrumentos do condutor. O sistema de navegação com ecrã tátil de 8.0 polegadas do veículo inclui a multi-conexão Bluetooth, o que significa que os utilizadores podem emparelhar até dois dispositivos móveis ao mesmo tempo – um para utilização de telefone e multimédia em modo mãos-livres e o outro apenas para utilização multimédia. O sistema inclui Apple CarPlay™ e Android Auto™ de série.

As funcionalidades do Kia Connect incluem uma gama de serviços a bordo, incluindo informações de trânsito em tempo real, previsões meteorológicas, pontos de interesse (POI) e detalhes de potenciais estacionamentos na rua e fora dela. Dependendo do país, os utilizadores podem enviar remotamente direções de percurso para o seu automóvel antes de uma viagem, verificar a localização do seu veículo e aceder a relatórios do veículo e notificações de diagnóstico.

Entretanto, o Reconhecimento de Voz Online permite aos utilizadores procurar POIs, endereços, actualizações meteorológicas ou enviar mensagens de texto com comandos de voz. Um novo serviço de encaminhamento “Navegação em linha” utiliza dados de tráfego históricos e em tempo real baseados na nuvem para prever, com maior precisão do que nunca, percursos eficientes em termos de tempo.

A lista de equipamentos de segurança é também generosa, contando com um Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) da Kia que inclui Assistência à Prevenção de Colisão Frontal com deteção de veículos, ciclistas e peões, Sistema de Deteção de Ângulo Morto, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Aviso de Atenção ao Condutor, Aviso de Saída do Veículo e Assistência Inteligente em Matéria de Limites de Velocidade. Além disso, o novo Picanto está equipado com um Sinal de Paragem de Emergência (ESS), que faz piscar automaticamente as luzes de perigo para alertar o carro de trás se o condutor travar bruscamente. O Controlo de Assistência ao Arranque em Subida mantém o carro no travão para garantir que o carro se afasta suavemente de um arranque em subida. O Picanto melhorado está equipado com até seis airbags em todo o habitáculo. Também inclui pontos de ancoragem ISOFIX para cadeiras de criança.

Por fim, vem equipado com a garantia líder de mercado da Kia de sete anos e 100.000 quilómetros de série. A nova proposta da Kia é para quem quer um carro pequeno e competente para enfrentar os desafios da cidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)