Uma versão do Mustang GT3 de estrada?
Descobrir (sem querer) um Mustang que pertenceu ao próprio Henry Ford II

Novo Ford Mustang: ícone americano

By on 1 Fevereiro, 2024

Aí está o novo Ford Mustang, que já está disponível na Europa! Este modelo vem com um design dinâmico renovado, uma experiência digital revolucionária e um desempenho aprimorado. Algumas das suas características mais destacadas incluem:

Cockpit Imersivo: Inspirado no estilo de um avião a jato, este cockpit oferece um ecrã duplo intuitivo, conectividade SYNC 4 e controles tocáveis e arrastáveis (touch & swipe), alimentados pelo poderoso software Unreal Engine.

Mustang Dark Horse: Este modelo é ideal para os entusiastas da pista, pois dispõe de uma suspensão, uma aerodinâmica e um motor V8 de 5,0 litros melhorados, tornando-se um dos automóveis de competição mais inspiradores.

O novo Mustang 1 é um ícone americano renascido, que combina um design incisivo com o estilo caraterístico e que, ao longo de 60 anos, tem captado a imaginação dos condutores de todo o mundo.

Agora disponível para encomenda na Europa, o modelo desportivo mais vendido do mundo 2 apresenta um cockpit digital apoiado pela tecnologia de ponta dos jogos de computador Unreal Engine, uma performance melhorada e uma experiência de condução emocionante.

“O novo Mustang é tudo o que os nossos clientes esperam de um ícone automóvel indiscutível, mas não só. A tecnologia surpreendente e conectada complementa e eleva as evoluções de performance que irão conquistar os corações de toda uma nova geração de condutores”, afirmou Jon Williams, Diretor-Geral da Ford Blue, Europa.

Design moderno, apelo intemporal

O novo Mustang – disponível como coupé ou descapotável – tem uma aparência cinzelada e um design inspirado por seis décadas de herança. O capô esculpido e as poderosas ilhargas traseiras são a chave para uma presença musculada que tem feito acelerar os corações desde o primeiro Mustang, lançado em 1964. Um novo spoiler dianteiro e saias laterais melhoram a aerodinâmica, enquanto os LED atualizam os clássicos faróis traseiros de três barras.

O Mustang descapotável oferece um estilo apelativo, com liberdade ao ar livre. O tejadilho totalmente forrado e isolado pode ser recolhido ou recolocado em oito segundos – mais rápido do que o recorde do mundo para o sprint de 100 metros – e o seu design compacto significa que a bagageira pode ainda acomodar dois sacos de golfe.

No interior, um ecrã totalmente digital, com um painel de instrumentos de 12,4 polegadas e um ecrã central de 13,2 polegadas direcionado para o condutor, cria uma sensação de cockpit de

um avião a jato. Personalizável através de uma escolha de cores e imagens, o software de jogos Unreal Engine suporta gráficos animados interativos, permitindo ao condutor alterar facilmente as definições através do ecrã central, através do toque ou passando os dedos de um lado para outro.

A Ford duplicou o poder de processamento do sistema de entretenimento do novo Mustang. O sistema SYNC 4 adapta-se de modo a apresentar as funções que cada condutor mais utiliza. A integração de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto 4 é feita sem fios. A conetividade 5G suporta o streaming de música através do sistema áudio B&O de elevada qualidade e a navegação ligada à cloud para atualizações de trânsito em tempo real.

Desempenho atlético

O novo motor de 5,0 litros foi concebido para proporcionar a icónica performance e capacidade de resposta de um V8 americano. Um novo sistema de admissão de ar dupla permite que o motor respire mais livremente para uma resposta mais rápida, com um sistema de escape ativo que altera a sonoridade e o volume do motor, seja para uma condução silenciosa em meio urbano que não incomode os vizinhos, ou para uma liberdade máxima em estrada aberta.

Um total de seis Modos de Condução ajustam a forma como o veículo responde, quer seja para maior confiança numa superfície molhada, maior diversão numa estrada sinuosa ou performance total num circuito. Podem ser selecionados os modos Normal, Sport, Slippery, Drag e Track 6 7, bem como a opção de personalização das definições.

O Pacote Performance é de série, para dar aos condutores uma verdadeira sensação de controlo e envolvimento na estrada ou nas pistas. Os travões Brembo no interior das jantes de liga leve de 19 polegadas proporcionam um desempenho consistente, enquanto o diferencial autoblocante reduz a rotação das rodas para uma melhor aderência, especialmente em curvas. A suspensão MagneRide® (disponível em opção) monitoriza as condições da estrada mil vezes por segundo e ajusta as definições para garantir o melhor controlo e conforto possíveis.

Mustang Dark Horse é um verdadeiro puro-sangue

O Mustang Dark Horse fornece a estrutura para os modelos utilizados em competições baseados no Mustang, com o icónico modelo desportivo a competir, em 2024, em seis dos sete continentes de todo o mundo, incluindo em pistas lendárias como Le Mans e Interlagos.

m casa, na estrada ou em pista, o Mustang Dark Horse apresenta elementos de design funcionais únicos que realçam o seu pedigree de elevada performance, com asa traseira fixa inspirada nos modelos de competição, saias laterais e difusor traseiro que também aumentam o desempenho aerodinâmico.

Uma versão de elevado rendimento do novo motor V8 de 5,0 litros proporciona uma performance extra, com a opção de uma caixa automática de 10 velocidades ou de uma exclusiva caixa manual de seis velocidades TREMEC. O desempenho em pista é impulsionado por uma suspensão mais evoluída, incrementada refrigeração para mais resistência e pneus Pirelli de maior aderência.

O Mustang também está disponível com uma pintura metálica exclusiva Blue Ember, enquanto o interior apresenta pespontos Indigo Blue e um acabamento metálico escuro brilhante, para um toque de distinção.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)