Novo Fiat 600 Hybrid: Já disponível, a partir dos 23.950 euros

Novo Fiat 600 Hybrid: sucinta ajuda elétrica

By on 22 Setembro, 2023

Depois de ter apresentado o novo Fiat 600e, o seu novo elétrico, a marca italiana revelou igualmente que vai ter também um mild-hybrid, o novo Fiat 600 Hybrid. O sistema é simples, mas contribui para melhores consumos e uma ajuda elétrica para quando na realidade mais precisamos dela, por exemplo o pára-arranca, desde que a bateria tenha carga, claro…

O novo motor MHEV Mild-Hybrid assegura um consumo de combustível reduzido e emissões de CO2 até 15% mais baixas em comparação com um motor de combustão interna puro com transmissão automática, bem como uma melhor dinâmica de condução.

O Novo 600 Hybrid, em conjunto com o Novo Fiat 600e 100% elétrico, marca o regresso da Fiat ao segmento B.

Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, assegura que: “a nossa visão estratégica continua a ser o veículo totalmente elétrico e o facto de o 500e ser o veículo citadino BEV mais vendido na Europa alimenta a nossa determinação em prosseguir e tornar o veículo elétrico verdadeiramente acessível a todos. No entanto, também devemos manter a nossa relevância em países como Itália, o nosso mercado doméstico, onde o veículo totalmente elétrico ainda não ganhou força. Por esse motivo, para estes países selecionados e em conjunto com o novo 600 totalmente elétrico, iremos disponibilizar uma versão híbrida de elevada especificação que, esperamos, abra a porta a um mundo mais eletrificado”.

O Hybrid é uma solução inteligente e de fácil utilização. O automóvel tem 100 cv, e o grupo propulsor Hybrid será lançado em dois níveis de equipamento: o Novo Fiat 600 Hybrid La Prima, a versão mais exclusiva, e o Novo Fiat 600 Hybrid, a versão mais acessível.

O motor MHEV que equipa o Novo Fiat 600 Hybrid permite-nos rodar em modo elétrico, sempre que a carga da bateria o permitir, quando nos deslocamos na cidade a menos de 20 km/h, mas também em estradas urbanas e rurais, bem como em autoestradas, quando o condutor liberta o pedal do acelerador em condições estabilizadas ou em descidas, em modo de regeneração.

O segredo do seu desempenho reside na sinergia entre o motor de combustão de 3 cilindros e 1,2 litros, capaz de debitar até 100 cv, a bateria de iões de lítio de 48 Volts e a nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades, que inclui o motor elétrico de 21 kW, o inversor e a unidade central de transmissão, proporcionando a melhor otimização em termos de configuração.

A potência elétrica “extra” melhora a disponibilidade a baixas rotações e nas fases de arranque, proporcionando ao condutor um arranque silencioso e uma resposta rápida, com transições suaves e céleres. Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia nas fases de desaceleração do veículo. Em condições normais de condução, o motor foi concebido para otimizar o consumo de combustível e poupar até 15% das emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão interna puro com transmissão automática.

Performance

O novo Fiat 600 Hybrid proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos e uma entrega de binário praticamente instantânea por parte do motor elétrico. A performance do motor de combustão é, portanto, rapidamente apoiada no arranque e o seu desempenho é otimizado, atenuando o efeito de atraso na resposta do turbo e garantindo uma resposta imediata à pressão no pedal do acelerador.

Da mesma forma, no arranque em modo puramente elétrico, o motor de combustão é acionado para ajudar na entrega de potência.

Condução elétrica

O propulsor híbrido apresenta múltiplas vantagens, nomeadamente o arranque em modo 100% elétrico (e-launch): suave, silencioso e sem consumo de gasolina. Da mesma forma, o motor elétrico melhora a eficiência e a dinâmica do veículo, permitindo que o automóvel circule com o motor de combustão interna desligado em determinadas situações.

Este modo é ativado durante a condução em cidade abaixo dos 20 km/h, com uma autonomia elétrica total de 1 km em estradas urbanas e rurais.

A potência exclusivamente elétrica também pode ser utilizada para a função e-creeping, com a qual é possível fazer uma série de pequenas deslocações para a frente sem pressionar o acelerador – por exemplo, num congestionamento de trânsito (e-queueing). O automóvel também pode ser estacionado em modo 100% elétrico, quer em primeira velocidade quer em marcha-atrás (e-parking). Além disso, o propulsor híbrido foi concebido para recuperar energia nas fases de desaceleração.

As vantagens desta tecnologia são imediatas: menos consumos e emissões e mais respeito pelo ambiente. Menos poluição sonora e mais conforto e prazer de condução, graças à fluidez da transmissão eletrificada de dupla embraiagem e à capacidade de resposta imediata do motor híbrido.

O novo Fiat 600 Hybrid apresenta dimensões generosas, com 4,17 metros de comprimento, configuração de 5 portas, capacidade para 5 pessoas e 15 litros de espaços de arrumação interior, com a melhor arrumação dianteira da sua classe e uma bagageira com 385 litros de capacidade de carga.

A versão de entrada do Novo Fiat 600 Hybrid apresenta os exclusivos bancos em tecido reciclado com detalhes em branco e um painel frontal do tablier em plástico de base biológica em preto mate.

Equipado com avançadas funcionalidades de segurança e assistência, oferece todos os benefícios associados à mobilidade urbana e extraurbana com Condução Assistida de Nível 2.

No interior, ambas as versões são caracterizadas por um HMI dedicado com uma cor específica para o fluxo de energia Powermeter, patilhas para mudanças manuais de velocidade e o e-Auto OFF para parar a inibição do motor de combustão através do ecrã do rádio.

Oferece ainda dois packs de serviços conectados: Connect One e Connect PLUS. Orientado principalmente para as necessidades de segurança, o Connect ONE – já incluído na compra do veículo – oferece serviços de assistência e de chamadas de emergência, mas também informações valiosas que fornecem dados mensais sobre o estado do veículo.

O pack Connect PLUS foi concebido para tornar a experiência de condução, tanto a bordo como fora do veículo, mais confortável. Inclui serviços de navegação e funcionalidades para gerir remotamente o veículo através da aplicação FIAT, para monitorizar o estilo de condução e muito mais.

O Novo Fiat 600 Hybrid também oferece algo novo e relevante para os nossos tempos: o Trip Report. Com esta funcionalidade é possível analisar os hábitos de condução e melhorar o impacto nos consumos, avaliando a pegada ambiental e o efeito do estilo de condução na saúde do veículo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)