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Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

By on 9 Abril, 2024

A Audi aprimorou o seu Audi S3, agora numa versão ainda mais interessante, mais desportiva e mais ágil, com mais argumentos do que nunca.

O novo Audi S3 apresenta uma série de atualizações significativas que vão além de uma simples atualização. Com mais potência, um sistema de distribuição de binário e outras inovações tecnológicas, promete oferecer uma performance impressionante e uma condução ágil. Visualmente, destaca-se por um design frontal expressivo, um difusor traseiro desportivo e quatro saídas de escape, refletindo o seu dinamismo superior. Está programado para ser lançado no segundo trimestre de 2024 nas variantes Sportback e Limousine.

Mais 23 CV

O 2.0 TFSI que equipa esta máquina recebeu mais 23 cv e mais 20 Nm de torque. Assim, os números finais contam com uma potência de 245 kW (333 cv) e um torque de 420 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h deverá acontecer em 4,7 segundos. O torque máximo está disponível numa ampla faixa de rotação, entre 2.100 rpm e 5.500 rpm, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

Além disso, o motor e a transmissão foram ajustados para uma condução mais desportiva: o turbocompressor mantém uma rotação constante em pré-carga durante a condução a velocidade constante e em aceleração moderada, melhorando assim a resposta do motor. A transmissão S tronic de sete velocidades permite um arranque mais rápido, graças à capacidade de transmitir um torque inicial mais elevado devido a uma maior compressão das embraiagens. O tempo de troca de marchas em aceleração máxima foi reduzido pela metade, e as rotações do motor aumentam em carga parcial quando a transmissão está na posição D.

O repartidor de binário está agora também disponível no S3, aumentando a agilidade e a estabilidade, permitindo uma distribuição de binário totalmente variável entre as rodas traseiras.

Seis modos de condução

O Audi S3 conta com o sistema Audi drive select, que oferece seis modos distintos para proporcionar várias experiências de condução, com foco tanto no conforto quanto no elevado dinamismo. Além dos perfis já conhecidos (auto, comfort, dynamic, individual e efficiency), esta atualização do S3 acrescenta o modo dynamic plus, projetado para garantir uma dinâmica especialmente elevada.

Além disso, o motor e a transmissão foram ajustados especificamente para o modo dynamic plus: o regime de ralenti do 2.0 TFSI foi aumentado em 200 rpm (para 1.300 rpm) em comparação com o modo dynamic, e a resposta ao acelerador torna-se ainda mais imediata. A transmissão também foi otimizada para proporcionar passagens de caixa mais rápidas e dinâmicas, com trocas mais tardias em aceleração e reduções mais precoces nas desacelerações.

Suspensão preparada para andamentos mais intensos

Os braços de suspensão mais rígidos e as novas ligações permitem um camber mais negativo das rodas dianteiras, proporcionando uma melhor resposta da direção e um maior controle lateral. Resultado? Mais aderência, precisão e dinamismo em curvas, especialmente com o auxílio da direção progressiva otimizada de desmultiplicação variável e resposta aprimorada em torno do ponto central. A suspensão desportiva S é parte integrante do equipamento padrão do S3, rebaixando a carroçaria em 15 mm em comparação com o A3. O mesmo se aplica à suspensão desportiva S opcional com amortecimento adaptativo, especialmente ajustada para trabalhar em harmonia com o repartidor de binário e os diferentes modos de condução do Audi drive select.

Uma nova geração do controlo eletrónico de estabilidade também é usada. O controlo de binário aplicado individualmente a cada uma das rodas, que trava seletivamente as rodas interiores à curva, foi aprimorado, melhorando o desempenho em aceleração e desaceleração.

O Audi S3 está equipado de série com pneus de medida 225/40 em jantes de 18 polegadas. Em opção, estão disponíveis dois conjuntos na medida 235/35 de 19 polegadas. O sistema de travagem também mereceu atenção extra, com discos em aço de 18 polegadas que medem agora 357 mm de diâmetro e, com 34 mm, são quatro milímetros mais espessos do que anteriormente.

Equipamento

Além do rádio digital DAB+ e do ecrã tátil de 10,1 polegadas, o Audi virtual cockpit e um carregador indutivo de smartphone são fornecidos de série. Adicionalmente, são oferecidas duas portas de carregamento USB C dianteiras na consola central e duas portas adicionais na traseira, como parte do equipamento padrão.

Entre as características opcionais, destaca-se o MMI navigation plus, junto com o completo portefólio connect e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta gama de aplicações diretamente no ecrã do veículo. Os utilizadores também podem interagir com as suas aplicações através de comandos por voz.

No exterior, destaca-se a aparência mais desportiva, com uma grelha dianteira com nova estrutura, quatro saídas de escape, com a opção de um sistema “Akrapovic”, que proporciona um som mais volumoso, inclui um silenciador em titânio. No que diz respeito à iluminação, os elementos de 24 pixeis que compõem as luzes digitais de circulação diurna nos faróis LED e LED Matrix estão agora dispostos em três filas na zona superior do grupo ótico. Pela primeira vez na gama A3 é possível selecionar e alternar entre quatro assinaturas digitais de luzes diurnas a partir do MMI.

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