Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Novo Audi Q6 e-tron: A nova aposta da Audi

By on 19 Março, 2024

Depois de alguma espera, chega o Audi Q6 e-tron, a nova proposta da Audi, com uma aposta forte numa nova experiência digital.

O Audi Q6 e-tron é o pioneiro na utilização da plataforma Premium Platform Electric (PPE), marcando um avanço na mobilidade elétrica de alta qualidade. Este SUV elétrico pretende destacar-se pelo seu desempenho dinâmico, capacidade de carregamento, eficiência aprimorada e autonomia superior. Seu interior inovador e tecnologias de ponta marcam o início de um novo capítulo na mobilidade elétrica da marca. A gama Q6 e-tron é a primeira gama eletrificada a sair da fábrica de Ingolstadt, representando um marco significativo nesta jornada elétrica.

O Audi Q6 e-tron, baseado na plataforma PPE, mantém o caráter distintivo da marca, apesar de compartilhar tecnologia com outros modelos. Com uma linguagem de design refinada e conforto elevado, o Q6 e-tron apresenta a arquitetura eletrónica E3 1.2.

Potência para todos os desafios

O novo Audi Q6 e-tron apresenta também motores elétricos potentes e compactos, além de uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida, garantindo uma autonomia de até 784 km. Com potências de 285 kW (382 CV) e até 380 kW (510 CV) para o SQ6 e-tron, estabelece padrões em performance, autonomia e carregamento. O modelo oferece duas variantes de tração integral no lançamento, seguidas por uma opção de tração traseira para maior eficiência. A aceleração dos 0 aos 100 km/h varia de 4,3 a 5,9 segundos, com velocidades máximas de até 230 km/h. A tecnologia de 800 volts e capacidade de carga de 270 kW permitem recargas rápidas, com até 255 km adicionais em apenas 10 minutos. A gestão térmica inteligente otimiza o processo de carregamento, enquanto a regeneração de energia durante a travagem contribui para a eficiência do veículo. O Q6 e-tron também oferece carregamento AC até 11 kW em carregadores domésticos normais.

Espaço generoso

O Audi Q6 e-tron, posicionado no segmento médio premium, oferece espaço, conforto e versatilidade para o uso diário, com dimensões de 4.771 mm de comprimento, 1.993 mm de largura e 1.648 mm de altura. Com uma distância entre eixos de 2.899 mm, proporciona bastante espaço para as pernas na segunda fila de bancos, atendendo às necessidades dos clientes para um SUV. Graças à Premium Platform Electric, o Q6 e-tron possui proporções perfeitas, com uma longa distância entre eixos e projeções curtas, garantindo um visual poderoso e dinâmico típico dos modelos Q da Audi. A linguagem de design específica da família e-tron se reflete no seu visual marcante e desportivo, com uma frente vertical, grelha Singleframe fechada, luzes diurnas digitais distintas e janelas afuniladas em direção à traseira. Os pilares D suavemente inclinados e a arquitetura traseira ampla com uma faixa de luz contínua completam o design elegante e robusto do Q6 e-tron.

Uma nova luz

Com o lançamento do Q6 e-tron, a Audi não apenas inaugura uma nova era na mobilidade elétrica, mas também na tecnologia de iluminação, uma parte essencial do seu ADN. Este SUV elétrico apresenta a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, marcando uma nova fase de design e estética exclusivos da Audi.

Um módulo de software integrado em um dos cinco computadores principais do Audi Q6 e-tron permite essa assinatura de luz. Nas luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, seis painéis OLED com 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos, proporcionando uma luz mais intensa e inteligente. Essa assinatura de luz ativa aponta para o futuro da tecnologia de iluminação da Audi.

Na parte frontal, a assinatura de luz é criada pela interação de doze segmentos que controlam a intensidade da luz, enquanto na parte traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para esse fim, mantendo uma intensidade constante.

As luzes traseiras OLED digitais de segunda geração elevam o design de iluminação, funcionalidade e segurança rodoviária a um novo nível, permitindo comunicação direta com a zona envolvente do veículo (Car to X) e fornecendo funções de segurança avançadas, como a luz de comunicação que alerta outros usuários da estrada sobre situações críticas. Além disso, a tecnologia estabelece novos padrões de personalização, permitindo até oito assinaturas de luz digitais personalizáveis nas luzes diurnas e traseiras, proporcionando uma experiência única ao condutor do Q6 e-tron.

Interior aprimorado

O interior do Audi Q6 e-tron é projetado com foco nas necessidades do utilizador, com um design tridimensional e de alto contraste que cria uma arquitetura espacial adaptada ao conforto e ergonomia dos ocupantes. O ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI oferecem uma experiência digital clara, enquanto o ambiente acolhedor é enfatizado pelo “Softwrap” que percorre todo o cockpit, proporcionando uma sensação de espaço homogénea. Os materiais de alta qualidade e cores coesas são encontrados nos bancos e em todo o interior, proporcionando tanto funcionalidade quanto diferenciação de design. O interior é projetado para oferecer generoso espaço de armazenamento e compartimentos, com o conforto adicional do banco traseiro central devido à longa distância entre eixos e ausência de túnel central. A capacidade da bagageira é de 526 litros, expansível para 1.529 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, e ainda há 64 litros de espaço adicional no porta-bagagens dianteiro, proporcionando espaço suficiente para cinco passageiros e bagagens, atendendo às expectativas dos clientes de SUVs da Audi.

A gama Audi Q6 e-tron oferece um interior totalmente conectado e digital, com destaque para o Digital Stage, composto pelo ecrã panorâmico Audi MMI e pelo ecrã de passageiros MMI opcional. Esses ecrãs, claramente agrupados, proporcionam uma sensação de espaço generoso e arejado, integrando-se perfeitamente ao design interior. O ecrã panorâmico fino e curvo do Audi MMI consiste no Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e no ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas, com iluminação ambiente que cria um ambiente adequado à noite. O complemento para o passageiro da frente é o ecrã MMI de 10,9 polegadas com Active Privacy Mode, que evita distrações ao condutor. Além disso, o opcional head-up display de realidade aumentada projeta informações relevantes através do para-brisas, proporcionando uma sensação de realidade aumentada que facilita a compreensão rápida sem distrair o condutor. O assistente de voz inteligente da Audi, o Audi Assistant, pode ser controlado por voz e compreende mais de 800 comandos, oferecendo sugestões proativas, rotinas inteligentes e listas inteligentes. O assistente aprende continuamente com o comportamento do utilizador, proporcionando um apoio personalizado ao condutor.

Dinâmica renovada

A maioria dos sistemas e componentes do chassis do Audi Q6 e-tron foram desenvolvidos recentemente, destacando-se a aceleração e desaceleração superiores e facilmente controláveis em todas as situações de condução. A filosofia de configuração do chassis é precisamente definida, com sistemas de controlo da suspensão coordenados entre si. A dinâmica do veículo é significativamente influenciada pelo eixo dianteiro parcialmente redesenhado, com os braços de controlo posicionados à frente dos braços de suspensão pela primeira vez num modelo Audi, resultando em vantagens de acondicionamento para a bateria de alta tensão e propriedades cinemáticas melhoradas.

A cinemática aperfeiçoada do eixo dianteiro proporciona uma dinâmica visivelmente melhorada, enquanto a cremalheira da direção fixada a uma subestrutura melhora o comportamento da direção, tornando o veículo significativamente mais ágil. Além disso, a distribuição do binário na traseira, como parte de um sistema de tração integral variável, melhora as características dinâmicas do Q6 e-tron. Os diferentes tamanhos dos motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro permitem uma distribuição do binário com prevalência para o eixo traseiro, mesmo com carga total. Complementando a distribuição do peso na traseira e garantindo mais aderência e dinâmica, os pneus traseiros são mais largos do que os da frente.

Para produzir o modelo Q6 e-tron de forma sustentável e eficiente, a Audi utiliza estruturas e sistemas existentes, integrando perfeitamente o modelo nas linhas de montagem existentes. Para os modelos com a plataforma PPE, as carroçarias são produzidas na fábrica de Ingolstadt, num edifício com cerca de 148.000 metros quadrados. Os componentes da carroçaria para os modelos Q6 e-tron são fabricados por turnos de 328 funcionários e 1.150 robôs com um grau de automatização de 87%.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)