Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Novo Audi A3 ganhou uma versão crossover, com o A3 allstreet

By on 12 Março, 2024

O Audi A3 recebeu uma atualização significativa com um design mais desportivo, maior conforto e maior digitalização. Oferece mais equipamento de série, novos materiais e funções on demand, que podem ser adicionadas em qualquer altura. Uma nova adição à família A3 é o A3 allstreet, um crossover com um aspeto todo-o-terreno e maior distância ao solo para uma experiência semelhante a um SUV.

Na Europa, os modelos da nova gama A3 estarão inicialmente disponíveis em duas versões de motor/transmissão. O 30 TFSI, com um motor a gasolina de 1,5 litros, tem uma potência de 85 kW (116 cv) e é proposto, no lançamento, numa versão com caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia “mild hybrid”. Mais tarde, estará também disponível com caixa manual de seis velocidades. O 35 TDI é a versão a gasóleo com 110 kW (150 cv) e caixa S tronic de sete velocidades. Outras versões a gasolina e a gasóleo do A3 Sportback e do A3 Limousine seguir-se-ão. Uma versão híbrida plug-in será adicionada à gama no final do ano. Produzidos em Ingolstadt, os modelos A3 estão disponíveis para encomenda a partir do segundo trimestre. 

Um novo look

A grelha Singleframe hexagonal e sem moldura apresenta uma nova estrutura e é visivelmente mais plana e mais larga. O spoiler dianteiro liga as duas entradas de ar e faz com que o Audi A3 pareça mais baixo. O mesmo se aplica à traseira, com o seu novo para-choques e difusor característicos. Parcialmente inspirados nos modelos RS, os elementos de design são particularmente eficazes quando combinados com o exterior S line. Os novos acabamentos metalizados Verde District e Vermelho Progressive realçam o aspeto dinâmico. As novas opções incluem, pela primeira vez, o acabamento mate, disponível em Cinzento Daytona.

Uma opção mais aventureira

O A3 allstreet é a nova versão crossover da família A3 da Audi. Com um design robusto e uma suspensão elevada, o A3 allstreet oferece uma experiência de condução desportiva e confortável, tanto na estrada como fora dela.

A Singleframe vertical em preto fosco, a grelha octogonal com estrutura em favo de mel e as três ranhuras exclusivas na frente e atrás conferem ao A3 allstreet um visual off-road. As embaladeiras escuras e os frisos na zona inferior da porta reforçam a sua robustez.

A suspensão sobrelevada em 15 mm e o ajuste específico das molas/amortecedores garantem um excelente equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. As jantes de 17 polegadas de série (ou opcionais de 18 e 19 polegadas) e os arcos das rodas alargados completam o visual robusto do A3 allstreet.

O interior do A3 allstreet é espaçoso e funcional, com uma capacidade de bagageira de 380 litros, expansível para 1200 litros. A posição do banco ligeiramente elevada oferece maior conforto e controle ao condutor.

O A3 allstreet vem de série com barras de tejadilho. Opcionais incluem porta traseira elétrica, engate de reboque amovível e pacote de arrumação.

Interior repensado

O interior foi redesenhado com novos pormenores, tais como o design da alavanca da caixa de velocidades e das saídas de ar até às aplicações decorativas em tecido e à nova iluminação interior.

O equipamento de série foi significativamente alargado. Além do volante multifunções de três raios em pele, o equipamento de série inclui ar condicionado, o pacote de luzes ambiente e o apoio de braço central dianteiro. O painel em tecido iluminado combina funcionalidade com uma experiência de design emocional. Através do MMI, é possível selecionar entre 30 cores, permitindo um elevado grau de personalização. Os altifalantes de grandes dimensões do novo sistema de som Sonos estão localizados na parte inferior das portas, proporcionando uma experiência envolvente com som 3D.

Equipamento de topo, com funções on demand

Graças a numerosos serviços connect, funções on demand e uma loja de aplicações, os novos A3 e A3 allstreet são modelos digitais e conectados. O equipamento de série inclui rádio digital DAB+ e o ecrã tátil de 10,1 polegadas, juntamente com o Audi virtual cockpit e um carregador indutivo para smartphone. Além das duas portas de carregamento USB-C na consola central à frente, existem ainda duas portas adicionais na traseira. Além do MMI navigation plus com serviços Audi connect, o A3 e o A3 allstreet podem ser atualizados com o smartphone interface, que integra os sistemas operativos iOS e Android no sistema MMI através do Apple CarPlay ou Android Auto. Outras funções incluem o cruise control adaptativo, o assistente das luzes de máximo e a possibilidade de expandir o sistema de ar condicionado de série para ar condicionado com duas zonas de conforto. Todas as funções podem ser ativadas por um mês, seis meses, um ano, três anos ou permanentemente, dependendo das necessidades individuais do cliente.

A gama de ajudas à condução conta com o Audi pre sense front, cruise control adaptativo e o assistente ativo de faixa de rodagem aumentam o conforto de condução, Park Assist com Park Assist Plus, aviso de mudança de faixa, o aviso de saída e o assistente de tráfego cruzado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)