Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Novo Audi A3 começa a revelar as suas formas

By on 3 Dezembro, 2018

Deveria chegar no início de 2019, mas a Audi retardou o lançamento de nova geração do A3 que, assim, chegará só no final do próximo ano e estará à venda em 2020.

Apesar de estarmos já numa fase adiantada de desenvolvimento, os protótipos continuam com muita camuflagem para tentar esconder a diferenças do modelo para o atual. Num ano em que Seat e Skoda também vão renovar os seus modelos desta categoria, a Audi vai apostar forte no A3 e no seu sucesso contra modelos de outras marcas e dentro do grupo VW. Desde logo o VW Golf, o Skoda Octavia e o Seat Leon.

Assim, a casa alemã está no final do desenvolvimento da quarta geração do A3, buscando alterações significativas na tecnologia e na área mecânica, evitando a revolução no que toca à estética. Não custa muito perceber nas fotos, apesar da camuflagem, que o carro permanecerá muito parecido ao atual, exceção feita á grelha dianteira, será de maiores dimensões, os faróis terão uma forma mais trabalhada e os farolins traseiros também serão redesenhados. Os para choques, naturalmente, serão novos.

O A3 surgirá no lançamento apenas com a versão de cinco portas, acreditando-se que a Audi irá sacrificar a variante de três portas. Não faltará ao encontro a versão de três volumes e, quem sabe, uma inédita “shooting brake” ou até um carro para competir diretamente com o Mercedes CLA. O cabriolet também não será reconduzido.

As grandes diferenças vão estar no interior e por isso mesmo é que a Audi te feito tudo para esconder dos olhares alheios qual a configuração e a tecnologia utilizada. Uma coisa é já conhecida: o A3 não terá o ecrã do sistema de info entretenimento escamoteável, trocando por uma unidade maior, fixa e sensível ao toque. O Vitual Cockpit fará parte do equipamento de série em alguns modelos, embora seja opcional na maioria. O desenho do tabliê será diferente com as formas redondas a darem lugar a desenhos mais retangulares.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)