VW Golf GTI elétrico promete redefinir padrões
Volkswagen dos Estados Unidos escolhe um modelo por cada signo do zodíaco

Nova geração do VW Golf GTI já está em testes no Nurburgring

By on 11 Julho, 2019

Seria difícil que a oitava geração do Golf ficasse sem o seu ícone, o GTI. Por isso a VW já está a ultimar a versão desportiva do carro mais vendido na Europa.

Naturalmente que o Nurburgring serve de base a estes ensaios e com um carro altamente camuflado, o que deixa alguma surpresa quando se conhece o novo Golf praticamente “despido”. Mas a camuflagem não consegue esconder as jantes de liga leve de generosas dimensões, as duas saídas de escape colocadas nos extremos da carroçaria e a maior dimensão das grelhas dianteiras. Tudo visível e tudo a deixar claro que a Volkswagen vai manter o Golf GTI discreto e longe da exuberância, por exemplo, do Honda Civic Type R. Nada de novo, portanto.

O Golf GTI será lançado em 2020, pouco depois do resto da gama, e dentro daquilo que é o cânone da Volkswagen, não veremos a versão desportiva da oitava geração do Golf a rosnar com 400 CV ou coisa que o valha. O Golf GTI não vai entrar na guerra da “minha é maior que a tua” e irá manter o apelo aos que gostam de performances, mas com controlo e capacidade de polivalência. Assim sendo, o motor de 2.0 litros TFSI não deverá ir muito além dos 250 CV, tendo a VW Motorsport e o departamento de pesquisa e desenvolvimento, trabalhado muito para reduzir os consumos e aumentar a agradabilidade de utilização a fundo ou em cruzeiro. O carro terá suspensões com amortecimento ativo e a caixa de dupla embraiagem, sendo oferecido, também, um diferencial autoblocante ativo.

Não se pense, porém, que a Volkswagen não gosta de mostrar o que consegue fazer e por isso o Golf R vai voltar nesta oitava geração, com muito mais músculo e tração integral, aí sim, com armas para ir a terreiro lutar com os rivais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)