Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT

Nova aliança VW / Renault à vista?

By on 8 Dezembro, 2023

A entrada das marcas chinesas no mercado europeu, obrigou as marcas do velho continente a encontrar novas soluções para se manterem competitivas. A mobilidade elétrica, que vai ganhando cada vez mais força, tem no mercado chinês um dos motores mais fortes e a Europa arrisca ver a sua relevância atingida com a chegada de novos “players”.

A VW, que passa por uma fase de reestruturação, com cortes previstos para manter a competitividade, estará em conversações com a Renault para uma plataforma comum que permita fazer carros elétricos a preço reduzido.

Segundo a publicação Handelsblatt, há interesse mútuo, embora as conversações estejam numa fase inicial. Quer a VW, quer a Renault procuram lançar em breve veículos elétricos acessíveis, numa fase em que a média dos preços dos EV continua demasiado alta para o consumidor comum europeu. Com o novo Renault 5 e o Twingo, a Renault procura chegar a essa fatia de mercado, e a VW também está a desenvolver esforços para isso, mas se conseguir uma plataforma comum com outra marca(s) poderá diluir os custos e, assim, ter um produto mais barato. Em toda a indústria europeia sabe-se da necessidade de encontrar formas mais eficiente de fabricar carros novos e esta pode ser uma solução que beneficie ambos os lados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)