Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Carros Elétricos mais suscetíveis a incêndios?

Nissan testa tecnologia para prevenção de colisões em cruzamentos

By on 12 Junho, 2023

A Nissan colocou em prática nas suas instalações em Yokohama uma nova tecnologia avançada de assistência ao condutor, que está em desenvolvimento pela marca nipónica e que inclui a prevenção de colisões em cruzamentos. No evento, a nova tecnologia foi capaz de efetuar determinadas manobras automáticas no automóvel para prevenir colisões em cruzamentos.

O desenvolvimento desta tecnologia está a ser levado a cabo no âmbito do plano ‘Nissan Ambition 2030’, conforme explicou o Vice-Presidente Takao Asami, responsável pela Divisão de Investigação e Engenharia Avançada da Nissan. “Estamos a caminho de desenvolver tecnologia de prevenção de colisões utilizando a tecnologia LIDAR da próxima geração até meados da década de 2020. Com o objetivo de desenvolver futuras tecnologias de condução autónoma que os clientes possam utilizar com tranquilidade, a Nissan está a trabalhar para compreender completamente toda a gama de cenários de acidentes, analisando acidentes complexos que ocorrem no mundo real. Os nossos esforços têm como objetivo melhorar substancialmente a prevenção de acidentes”.

A tecnologia apresenta uma nova lógica de controlo para evitar colisões em cruzamentos, podendo detetar a velocidade de um objeto, a sua localização e o risco potencial de colisão a partir de uma direção lateral. O sistema foi concebido para responder instantaneamente à mudança da situação através de medidas como a aplicação de emergência dos travões ou a libertação dos travões quando o risco potencial tiver sido evitado.

O sistema em desenvolvimento está a ser concebido para prestar uma melhor assistência em situações complicadas para os condutores e onde os acidentes são muitas vezes causados por erros ou distrações, através de capacidades de deteção e de tomada de decisões, tentando reduzir as consequências que um acidente deste tipo pode causar.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)