Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos

By on 25 Março, 2024

A Nissan está a preparar uma nova ofensiva global e pretende renovar a sua gama de produtos nos próximos três anos com o plano de negócios “The Arc”, que envolve o lançamento de 30 novos modelos. Entre estes, 16 serão híbridos e veículos elétricos, enquanto os restantes 14 serão movidos apenas por motores de combustão interna.

O “The Arc” engloba várias estratégias regionais, com planos específicos para cada área geográfica. Nos EUA, o foco está na revitalização de 78% da linha de automóveis de passageiros, bem como na introdução de híbridos plug-in e modelos e-Power.

Segundo o Motor1, cinco novos SUV vão chegar ao Médio Oriente, mais dois em África, onde também haverá um automóvel a gasolina do segmento A. Para a Europa, o plano é introduzir seis novos modelos e aumentar o volume de vendas de veículos elétricos para 40%. No Japão, a Nissan pretende renovar 80% do seu portefólio e lançar cinco modelos totalmente novos para que os híbridos e os veículos elétricos representem 70% da gama. A nível global, prevê-se que os veículos eletrificados representem 40% da gama de modelos até 2026-2027 e que aumentem para 60% até ao final da década.

O plano não passa apenas por novos modelos. A vontade de aumentar a rentabilidade dos novos Veículos Elétricos existe e a Nissan quer cortar em 30% os custos de produção relativamente ao atual modelo Ariya e alcançar a paridade de custos entre os veículos com motor de combustão interna (ICE) e os VE até 2030. As baterias de lítio, níquel, manganês e cobalto (NCM) estão a ser revistas e atualizadas para um carregamento 50% mais rápido e uma densidade energética 50% superior à do Ariya. Além disso, além do desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) para reduzir os custos em 30%. A Nissan está também a investigar baterias de estado sólido, cujo lançamento está previsto para 2028 ou 2029, o que é considerado um avanço na tecnologia das baterias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)