Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan apoia projeto de investigação de condução autónoma

By on 27 Setembro, 2023

EvolvAD é a designação do projeto de investigação no Reino Unido que conta com o apoio da Nissan e financiado pelo Governo britânico. O projeto arrancou oficialmente, tentando levar a condução autónoma às estradas residenciais e rurais daquele território.

O evolvAD baseia-se em projetos de investigação de condução autónoma bem-sucedidos apoiados pela Nissan e contribui para o avanço desta tecnologia na Nissan, à medida que a marca coloca em prática a sua visão para longo prazo, o ‘Nissan Ambition 2030’. 

Com o objetivo de reforçar a capacidade de condução autónoma do Reino Unido e apoiar tecnicamente a preparação da cadeia de abastecimento para a adoção do produto em massa, o evolvAD colocará os veículos conectados e autónomos à prova numa variedade de estradas urbanas residenciais e rurais complexas.

Desenvolvido por um consórcio de cinco parceiros industriais, incluindo a Nissan como líder técnico, o projeto de investigação é financiado conjuntamente pelo governo e pelos parceiros do consórcio, o fundo governamental de 100 milhões de libras. Ao longo dos próximos 21 meses, o projeto evolvAD utilizará a experiência combinada dos cinco parceiros para apoiar tecnicamente a preparação da cadeia de fornecimento do Reino Unido para a futura implementação em massa de tecnologias de condução autónoma. 

Utilizando infra-estruturas como as redes de câmaras de segurança em áreas residenciais, os veículos do projeto serão capazes de receber informações para melhorar a consciência situacional.

Além disso, a Nissan irá testar a tecnologia em estradas rurais complexas e explorar as oportunidades de transporte que a mobilidade autónoma pode proporcionar nas estradas secundárias, que se encontram principalmente em comunidades rurais e interurbanas.

Com início em julho de 2023, o projeto já está em curso na fase de desenvolvimento, utilizando Nissan LEAF como veículos de teste. Os veículos serão testados em simulação e em pistas de teste privadas antes de serem postos à prova em estradas reais nos próximos meses.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)