5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

NIO ET5 Touring: nova carrinha elétrica de 482cv chega à Europa

By on 17 Junho, 2023

A NIO lançou dois modelos no mercado europeu, um deles foi a primeira carrinha totalmente elétrica, a ET5 Touring. Projetado a pensar nas famílias, acrescenta versatilidade, espaço e funcionalidade ao carácter desportivo da sua variante berlina, capaz de rivalizar com os adversários do segmento premium e que começará a ser comercializada na Noruega, Alemanha, Países Baixos, Suécia e Dinamarca já em 2024. 

A NIO quis manter o espírito de condução que um desportivo oferece na carrinha 100% elétrica e por isso a ET5 Touring apresenta uma distribuição de peso de 50:50, enquanto a estabilidade é assegurada através de um baixo centro de gravidade e uma distância entre eixos de 2.888mm.

A avançada suspensão dianteira e traseira multibraços foi configurada para garantir uma melhor experiência em vários tipos de superfícies e a ET5 Touring apresenta um sistema de tração integral com dois motores – composto por um motor de indução frontal de 150 kW e um motor de íman permanente traseiro de 210 kW –  com uma potência total de 360 kW, o equivalente a 483cv. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos, a ET5 está equipada com pinças de quatro pistões de alto desempenho que proporcionam uma distância de travagem de apenas 33,9 metros dos 100 km/h até à sua paragem completa. 

A NIO equipou a carrinha com o cockpit digital, que funciona na plataforma de tecnologia de segunda geração da marca, o NT2.0. O carro conta com condução assistida e inteligente com o NIO AQUILA Super Sensing, que possui 33 sensores de alto desempenho. Quando combinado com a câmera LiDAR de ultra longo alcance e alta resolução, consegue analisar longos trechos de estrada.

Através do NIO ADAM Super Computing, os condutores têm à disposição 23 recursos de segurança e assistência de série, com mais adicionados regularmente através de atualizações de software (SOTA) e firmware (FOTA) over-the-air (OTA).

Para atender às exigências da vida moderna, a equipa de design da NIO estendeu as linhas de tejadilho da ET5, oferecendo um espaço de bagageira de 450 litros – com mais 42 litros no fundo – para acomodar toda a carga. O design aerodinâmico progressivo (um valor de arrasto de 0.25 Cd) da ET5 Touring evolui as linhas musculadas e as luzes traseiras esculpidas IllumiBlade da berlina, com um spoiler de integrado, combinando estilo do coupé puro com uma ‘station wagon’. 

O espaço nos bancos traseiros aumentou na cabeceira 17mm em relação à versão berlina da ET5, oferecendo 895mm de espaço para as pernas. A ET5 Touring oferece uma excelente funcionalidade com assentos traseiros independentes com configuração 40:20:40 de dobragem. Quando os bancos traseiros são dobrados, a área de carga aumenta significativamente, oferecendo um espaço total de 1.300 litros. Com um sensor de abertura de porta-malas automático, altura da aba da bagageira de apenas 699mm do chão e espaço de carga completamente plano, a ET5 Touring torna mais fácil toda a arrumação na bagageira. 

Outras características incluem o compartimento dos limpa-pára-brisas aquecido e o teto panorâmico com 1,32m de comprimento, oferece uma opção de escurecimento inteligente, além de proteção dos raios UV e isolamento do calor. Os barras de tejadilho pretas são de série, juntamente com 10 cores para a pintura do exterior e quatro tons de interior, mais quatro designs para as jantes de 19 ou 20 polegadas. 

No interior, os utilizadores têm um painel de instrumentos digital HDR de 10,2 polegadas e um ecrã central AMOLED complementando o NOMI – o assistente virtual inteligente da NIO e o sistema de som é composto por 23 altifalantes com Dolby Atmos 7.1.4. Os bancos dianteiros opcionais de 14 vias, ventilados e com massagem, agora com uma almofada de ar como novidade da NIO na ET5 Touring, proporcionam um toque de luxo.

A ET5 Touring está disponível com uma bateria de 75 kWh – capaz de atingir 435 km de autonomia WLTP – ou com uma bateria de 100 kWh que oferece até 560 km de autonomia WLTP e a subscrição Battery-as-a-Service (BaaS) da NIO também está disponível. Tal como todos os veículos NIO, a ET5 Touring pode aceder à sua crescente gama ‘Power Swap Stations’, oferecendo uma bateria nova em menos de cinco minutos. 

Os preços da versão berlina ET5 começam nos 60.900 euros, sendo possível que a versão ‘Touring’ agora apresentada, seja superior. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)