Mazda EZ-6: Novidade elétrica para o mercado chinês
Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”

MX-30 foi o Mazda preferido dos portugueses

By on 1 Fevereiro, 2024

A produção automóvel da Mazda registou um crescimento de 14,8% a nível global em 2023, ultrapassando as 1.250.000 unidades no ano. O SUV CX-5 mantém-se como o modelo Mazda mais vendido no mundo já o MX-30 impôs-se em Portugal, gama enriquecida com a inédita composição e-Skyactiv R-EV

A Mazda Motor Corporation acaba de difundir os Volumes de Produção e de Vendas referentes ao Ano Comercial de 2023, e ao nível das Vendas Globais, atingiram um total de 1.244.613 viaturas, mais 11,5% do que em 2022, fruto, em grande parte, dos crescimentos registados em regiões como os EUA e Europa, mercados que, em ambos os casos,evoluíram mais de 23% face aos 12 meses do Ano Comercial anterior.

Foi o SUV CX-5 que, uma vez mais, se destacou no topo das tabelas de vendas globais da Mazda no Ano Comercial de 2023, com um volume de 354.850 unidades, encimando um top-3 que se completou com o SUV CX-30 (200.784 unidades) e com o Mazda3 (178.745 unidades).

No mercado interno japonês, os três mais vendidos em 2023 foram, por esta ordem, o CX-5 (25.706 unidades), seguido do CX-60, com 23.916 unidades e um expressivo crescimento na procura de 316,1%, e do Mazda2, do qual se comercializaram 20.684 unidades.

Já em Portugal, o modelo Mazda preferido dos clientes portugueses no Ano Comercial de 2023 foi o MX-30, associado à versão e-Skyactiv EV (100% eléctrica), que viria a garantir-lhe 26,7% do total de vendas da marca. Recorde-se que este SUV de características muito próprias, perto do final do ano, passou a contar com uma segunda variante, com o bloco EV associado a um motor rotativo, transformando-o num PHEV com ampla autonomia. O segundo modelo mais vendido no nosso país foi o Mazda2 Hybrid, pequeno citadino full-hybrid que garantiu 22,1% das vendas de 2023, seguindo-se o SUV compacto CX-30, com 12,2%.

Passaram, desde então, a ser quatro as propostas Mazda – Mazda2 Hybrid, CX-60 PHEV, MX-30 R-EV e MX-30 EV – com um maior nível de electrificação à venda no nosso mercado. No seu conjunto, representaram perto de 59% do seu volume de vendas em 2023, espelhando uma oferta perfeitamente adequada à atual evolução das tendências de consumo, inerentes ao crescente processo de electrificação do mercado.

A gama em comercialização na Rede de Concessionários Mazda é presentemente composta pelos citadinos Mazda2 e Mazda2 Hybrid, das berlinas Mazda3 (Hatchback e Sedan), do roadster MX-5 (Soft-Top e RF-Retractible Fastback) e dos SUV CX-30, CX-5, CX-60 e MX-30.

Catálogo Mazda a nível global: quatro berlinas, um roadster e múltiplos SUV

Em termos de catálogo Mazda, a actual oferta a nível planetário divide-se por um considerável leque de propostas para o segmento SUV (incluindo uma versão 100% eléctrica), a que se juntam algumas berlinas tradicionais, para os diferentes segmentos de mercado, e um roadster em duas declinações de carroçaria, para além de uma pick-up.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)