40% dos jovens considera um futuro sem automóveis
SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos

Mundo Automóvel: O curioso dia a dia de alguns profissionais

By on 20 Junho, 2017

O rol de profissões em torno do setor automóvel é enorme. Quase que há funções para tudo aquilo que possamos imaginar, e, talvez, profissões peculiares que não nos passariam pela cabeça.

Nesse sentido, a Seat divulgou alguns exemplos de afazeres que representam o quotidiano profissional de muitos indivíduos e que são bastante específicos… e peculiares, mas que, pensando bem, têm toda a razão de ser. Simplesmente não seriam funções que, pelas suas características, pensaríamos de imediato.

No caso específico falamos da Seat, mas é certo que as outras marcas também terão profissionais a exercerem funções iguais ou equivalentes. Aqui ficam:

André Duarte

Alfaiate de automóveis

A função passa por: “alinhar à mão os padrões dos tecidos aplicados nos veículos, atendendo à melhor combinação de cores e de materiais que devem condizer com a personalidade de cada automóvel. Este alfaiate especializado utiliza mais de 30 metros de tecido para revestir o interior de um automóvel e, para concretizar os objectivos, tem que iniciar os seus trabalhos com uma antecedência de dois anos.”

O examinador de bancos

“A profissão que consiste em criar o banco ideal. Com a sua equipa tem que testar a resistência ao abatimento do assento até 20.000 vezes para cada variante de banco. A análise é completa: devem encontrar a espuma, o tecido, a estrutura e as costuras ideais que se adaptem aos mais diversos tipos de corpo e condições de utilização. Também se asseguram do correto desenho dos encostos de cabeça, que deverão evitar eventuais lesões cervicais.”

Sommeliers de automóveis

“O nariz é a sua principal ferramenta de trabalho para se atingir o objetivo: o famoso cheiro a carro novo. A equipa de químicos realiza mais de 400 provas olfativas por ano, expondo o carro a temperaturas de 60ºC. Esta é uma profissão com curiosas exigências: não podem fumar nem usar perfumes, para que os resultados dos testes não sejam adulterados.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)